Nesta manhã de sábado, 13, aconteceu mais uma “Hora H” contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus em Foz do Iguaçu. Com o apoio dos militares das Forças Armadas – Exército, Marinha e Aeronáutica -, e também com a presença de autoridades como o prefeito Reni Pereira, a ação começou na praça da Bíblia e se estende durante todo o dia pelos bairros das cidades.
O principal objetivo da ação é chamar a atenção para a necessidade de limpeza e eliminação de recipientes que acumulem água. Veículos vão percorrer o trajeto pela Av. República Argentina, até o cruzamento com a Av. Paraná.
Militares do Exército vão distribuir panfletos em oito pontos estratégicos da cidade (veja lista abaixo). Também participam dessa ação, secretários municipais, servidores públicos e agentes de endemias. Um dos pontos será na praça Naipi, anexa ao encontro das avenidas Paraná, Costa e Silva e República Argentina (em frente ao Cataratas JL Shopping). O grupo de voluntários irá prestar informações a motoristas e pedestres, orientando sobre a necessidade de combate ao mosquito.
MUTIRÃO
O esforço empregado nesse sábado antecipa o Mutirão Municipal de Combate à Dengue que começa na segunda-feira, 15, e também vai contar om o apoio das Forças Armadas. As ações iniciarão pela região Leste da cidade, e as sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do distrito sanitário serão ponto de partida para os trabalhos.
Um dos locais onde haverá concentração já a partir das 8h será a UBS Portal da Foz. Fiscais da Secretaria da Fazenda irão se integrar às equipes, visitando locais cadastrados e com autorização para a aplicação de multas.
PONTOS DE DISTRIBUIÇÃO DE PANFLETOS
1) Av. Paraná com Av. República Argentina
2) Av. República Argentina com Av. JK
3) Av. JK com Av. Carlos Gomes
4) Entrada da Vila C
5) Av. Gramado com João Riccieri Maran (Três Lagoas)
6) Av. Silvio Américo Sasdeli com Andradina (Vila A)
7) Av. Mário filho (Morumbi)
8) General Meira com Safira (Porto Meira)