Nesta quarta-feira (3), a distribuição das telhas começou pelo bairro Jardim das Flores e à tarde se concentra no Jardim Ouro Verde. Estão ajudando nessa entrega quatro guardas municipais e quatro pessoas do patronato. A expectativa para agilizar esse trabalho, é receber auxílio ainda dos soldados do Exército.
As 40 mil folhas que chegaram ao município começaram a ser distribuídas pela Defesa Civil, que está contando com o apoio do Patronato Penitenciário Municipal, que está fornecendo mão de obra e de caminhões cedidos pela Receita Federal e Polícia Militar.
A entrega está sendo realizada com base na atualização dos cadastros dos atingidos, que vem sendo feita pela Defesa Civil. Muita gente conseguiu fazer o conserto da cobertura das casas usando recursos da liberação do FGTS, economias e 13º salário e não vai necessitar dessa doação. Em média as famílias estão recebendo 50 folhas de telhas.
De acordo com o coordenador da defesa civil em Foz do Iguaçu, Evaldo Guimarães, logo após o temporal de granizo no dia 7 de setembro, o município com recursos próprios e do governo estadual, distribuiu 76,4 mil telhas. Foram priorizadas as famílias de idosos e com pessoas enfermas. Pelos cálculos da Defesa Civil 15 mil residências foram tiveram os telhados danificados pela tempestade.
Os recursos repassados pelo Governo Federal à Foz do Iguaçu, em razão do decreto de emergência, por causa do temporal de granizo, foram usados para mais uma compra de telhas para serem entregues às famílias atingidas.