Mesmo com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h João Samek sendo referência para o atendimento de casos suspeitos de dengue, a Secretaria Municipal da saúde (SMSA) informa que todos os pacientes devem procurar primeiro a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais perto da sua casa. “Caso a unidade funcione até às 13h30, o paciente deve recorrer a uma unidade aberta em seu distrito, que recebe os pacientes até às 18h”, reforçou o diretor de Atenção Básica, Carlos Santi. No distrito Norte, a referência é a UBS AKLP; no Nordeste, a unidade São João; no Oeste, Vila Yolanda e Jardim América; Leste, o Morumbi II; e Sul, Profilurb II, que mantém o terceiro turno, com horário de atendimento até às 23h (foto).
Ao buscar a rede básica, o paciente já sai da unidade com a notificação do caso. “Se o médico avaliar que os sintomas são graves, o paciente pode ser encaminhado imediatamente à UPA, agilizando o atendimento e atenção ao paciente”, explicou a enfermeira Mara Ripoli Meira, da divisão de Epidemiologia, e responsável pela capacitação do manejo clínico da doença, cujo curso começou ontem.
Os profissionais que atuam nas UBSs também estão participando do treinamento. Além de médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, também vão ser capacitados os recepcionistas que estão à frente das unidades básicas. “Convocamos todos os funcionários da empresa que presta serviço ao município (Labor Obras) e que estão lotados nas UBSs para participar da capacitação”, disse Santi. O curso para os recepcionistas será realizado nessa quarta-feira, 27, e na quinta, 28, às 10h, no auditório da Vigilância em Saúde.
O preparo dos profissionais das UBSs para o primeiro atendimento segue determinação do Secretário Municipal da Saúde, que pretende evitar uma sobrecarga no sistema de urgência e emergência. “A UPA será referência para o atendimento de casos suspeitos em adultos, idosos e gestantes. Já o PA do Morumbi será a porta para crianças, mas os pacientes só devem acessar as unidades de urgência e emergência quando as UBSs estiverem fechadas”, explicou Gilber Ribeiro.
O treinamento será oferecido hoje, a partir das 15h, ao segundo grupo de inscritos. O curso é desenvolvido pela divisão de Epidemiologia, e reforça a necessidade do diagnóstico, classificação de risco e encaminhamento correto do paciente. Ontem, no primeiro dia, 38 profissionais atenderam ao convite, sendo oito médicos e 30 enfermeiros, das redes pública e privada. O treinamento ainda será oferecido nos dias 27 e 28 de janeiro, e 4 e 5 de fevereiro, sempre ás 15h30.