O Sindicato de Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) realizou em Foz do Iguaçu na última segunda-feira (25) um Seminário Internacional, onde foi debatido o papel dos trabalhadores da América Latina nas eleições, o ciclo progressista e o conservadorismo na região. O evento reuniu 800 delegados sindicais e convidados no Rafain Expo Center..
O presidente da APP, professor Hermes Silva Leão, ressaltou a importância em criar um epaço para debate. “Nós temos procurado seguir o ensinamento do velho e bom Marx: ‘Trabalhadores do mundo, uni-vos!’. E ficamos muito felizes de estarmos aqui, em Foz, esta fronteira que carrega simbolismo e desafios imensos para os povos latino-americanos, para a classe trabalhadora, e para os movimentos sociais e sindicais, com o intuito de refletir sobre os ataques cada vez mais rotineiros do capital contra a classe trabalhadora”, explicou.
O convidado principal da palestra foi o ex-secretário de Relações Internacionais da Central de Trabalhadores de Cuba, Leonel González, que atualmente faz parte do Centro Martin Luther King, de Havana, Cuba. Também palestraram Fátima Aparecida d Silva, secretária de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), e a psicóloga e coordenadora da organização feminista ‘Sempre Viva’. Também compôs a mesa para uma saudação o sindicalista paraguaio Oscar Villar, da União Nacional dos Educadores.
O Seminário antecedeu o XII Congresso da APP-Sindicato, que acontece na próxima quinta-feira (28), a partir das 15h, no Rafain Expo Center. O professor que quiser ter direito a voz e voto, precisa apresentar a carteira do sindicato.