A onça Teca chegou ao Zoo Bosque Guarani vindo por empréstimo do Refúgio Biológico Bela Vista da Itaipu Binacional. Teca já se tornou a maior atração para os 180 mil visitantes que passaram pelo local no ano de 2015.
Atualmente ela ocupa um espaço de 109 metros quadrados no recinto que recebeu um painel temático que mostra a Mata Atlântica, – seu habitat natural com uma queda d’água e tanque para se banhar -, além de troncos, piso de areia e local para descanso.
A partir desse final de semana ela vai contar com o dobro de espaço físico, para circular, após a reforma e abertura de um túnel que unirá dois recintos, onde ela vai poder desfrutar de mais um tanque com água e grama no piso, podendo assim escolher o melhor ambiente para estar durante os dias quentes do verão.
Desta forma os técnicos poderão observar o comportamento do animal e programar equipamentos de enriquecimento ambiental. Com isso é possível quebra o estresse de cativeiro, que é comum em animais que vivem em recintos. Na natureza uma onça-pintada necessita de pelos menos 25 km quadrados para estabelecer seu território de caça e atividade reprodutiva.
Infelizmente os habitat desses animais estão sendo destruídos e ao invadirem as propriedades particulares para obter alimento, são alvo dos caçadores e proprietários de terra, onde são abatidos e exibidos como troféu. Esse fato coloca esses felinos na lista de animais ameaçados de extinção, e em pouco tempo só poderão ser vistos em zoológicos e criadouros especializados.