As inscrições para o mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento, com concentração em Políticas Públicas de Desenvolvimento na América Latina, foram abertas nesta quarta-feira (20) e prosseguem até o dia 8 de fevereiro. A seleção será realizada em três etapas. São 14 vagas para esta que será a primeira turma do Programa, recém-aprovado pela CAPES – seis vagas serão disponibilizadas a estrangeiros. O edital e mais informações sobre o Programa podem ser conferidos aqui. O início das aulas está previsto para 11 de abril.
O processo seletivo destina-se a candidatos que concluíram a graduação em qualquer área do conhecimento. As inscrições serão realizadas unicamente por via eletrônica, a partir do e-mail secretaria.ppgpp@unila.edu.br. Todos os documentos e etapas do processo seletivo (inclusive recursos) podem ser apresentados em português e espanhol. A documentação para inscrição deverá ser enviada em arquivo eletrônico único, no formato PDF, contendo o formulário de inscrição (anexo I, confira no site), o projeto de pesquisa, currículo lattes ou currículo acadêmico e profissional (para estrangeiros), diploma e histórico escolar, documentos de identificação, comprovantes de quitação eleitoral e quitação de serviço militar (para brasileiros), e uma fotografia 3×4.
O processo prevê três fases: a primeira, eliminatória e classificatória, é referente à análise do projeto de pesquisa. No projeto, não deve constar o nome do candidato, permitindo uma avaliação “cega”, que será realizada por docentes do Programa de 15 a 23 de fevereiro. A divulgação do resultado será em 24 de fevereiro. Na segunda etapa, igualmente eliminatória e classificatória, será avaliado o currículo do candidato. Será nos dias 1º e 2 de março, com resultado no dia 3. Na terceira fase, o candidato deve participar de uma entrevista em vídeo, a distância, no dia 16 ou 17 de março. O resultado preliminar será divulgado em 22 de março.
O objetivo do Programa é explorar questões relativas ao papel do Estado e das Políticas Públicas frente aos grandes desafios da sociedade contemporânea, contribuindo com a análise de soluções quanto aos desequilíbrios sociais e regionais existentes na América Latina originados pelos respectivos processos de desenvolvimento. O mestrado congrega 21 docentes dos quatro institutos da UNILA, visando atender, principalmente, ao princípio da interdisciplinariedade. O Programa terá a coordenação do professor Gilson Oliveira, do curso de Ciências Econômicas.
São duas linhas de pesquisa: Estratégias de Desenvolvimento e Políticas Públicas e Sociedade. A primeira permitirá a identificação e resolução dos problemas ligados a políticas públicas, sobretudo no seu processo de elaboração e implantação, bem como nos resultados e formas de exercício do poder político, envolvendo questões de distribuição e redistribuição de recursos, conflitos inerentes aos processos de decisão e a repartição de custos e benefícios sociais. Ainda, devem ser desenvolvidos estudos que incorporem as consequências de ações movidas por “racionalidades para além da mercantil”, mas que atuam no sistema econômico e social, bem como estudos sobre seus impactos no processo de desenvolvimento.
Na segunda, destaque para o estudo de como se dá a relação entre os agentes estatais e demais atores não estatais, seja do mercado ou da sociedade civil, no planejamento, produção e implantação de políticas públicas. Na América Latina, as políticas públicas constituem-se na principal força da ação do Estado nas regiões, o que impõe, também, alguns questionamentos sobre sua legitimidade e capacidade de produzir os efeitos necessários para promoção do processo de desenvolvimento das regiões.
Unila