O mutirão foi realizado por equipes da Diretoria de Serviços Urbanos da secretaria municipal de Meio Ambiente, na terça-feira, 19, na Rua Ernesto Gayer, no bairro Sol de Maio da região do Três Lagoas.
Naquela região há os chamados “pontos viciados”, que são terrenos baldios ou áreas públicas de vegetação utilizados por moradores como depósito de entulhos e lixo. A Prefeitura tem fiscalizado esses locais e limpado os espaços, evitando a contaminação e a proliferação de bichos peçonhentos e insetos, como o mosquito transmissor da dengue e outras doenças.
Foram retirados seis caminhões cheios de material descartado por moradores, como pedaços de sofá, garrafas de bebidas, restos de telhas e materiais de construção, e ainda, lixo orgânico. O montante recolhido foi levado ao aterro sanitário para a correta separação e destinação final. A diretoria de Serviços Urbanos vai permanecer fiscalizando outros pontos para fazer a limpeza, como na Rua do Horto Municipal, onde já foi identificado acúmulo de lixo.
O secretário de Meio Ambiente alerta que os moradores podem ser notificados mediante denúncia, caso ocorra flagrante. “As pessoas precisam se conscientizar da importância de não jogar lixo em terrenos baldios e evitar que se proliferem o mosquito transmissor da dengue, da febre Chikungunya e o zika vírus. Cada um deve fazer sua parte”, destacou João Matkievckz.
Com AMN