Foztrans fará vistoria na frota de ônibus do transporte coletivo

Arquivo.

A segurança no transporte dos passageiros e o cumprimento das normas de regulamentação do transporte escolar são itens que serão verificados durante a fiscalização da frota de ônibus do transporte coletivo. O trabalho será iniciado nos próximos dias. Os fiscais do Foztrans irão realizar esse serviço no período noturno, após às 22 horas. Eles irão diretamente até as garagens das empresas de ônibus. Assim será possível em uma visita, vistoriar a frota, pois será no horário em que os veículos começam a ser recolhidos. No começo de fevereiro começarão as blitz para conferir se os ônibus do transporte coletivo estão circulando com o selo de vistoria 2016.

O consórcio Sorriso, que reúne as empresas Gato Preto, Sorriso, Balan e Vale do Iguaçu, possuí 145 veículos. A média de idade dos ônibus que fazem o transporte é de quatro anos e o máximo permitido é de dez anos. Durante a vistoria é verificada a documentação do ônibus e todos os itens de segurança, conservação acessibilidade, conforto, programação visual dos veículos. O Objetivo é garantir a qualidade da frota que atende 42 linhas e uma média de 70 mil passageiros dia.

Na vistoria os fiscais observam as condições internas e externas, além dos aspectos mecânicos e eletroeletrônicos. Na lista de checagem estão se o veículo está pintado na cor padrão e identificado com número nas laterais, traseira e na parte frontal. Fiscaliza-se também o estado dos pneus, luz na placa, faróis, pisca, luz de freio, limpadores de parabrisas. Os fiscais testam o acionamento das portas automáticas, o piso antiderrapante nos degraus, as condições dos bancos, barras e pegadores, janelas, extintor, acionamento da campanhia.

Na parte interna do ônibus é necessário estar afixado avisos de proibido fumar e falar com o motorista. Outra informação é sobre o número de passageiros sentados e em pé. Os assentos prioritários para idosos e gestantes devem estar identificados. E na questão acessibilidade é cobrado que toda a frota tenha elevadores para portadores de necessidades especiais. Caso algum item precise ser regularizado é dado um prazo para a empresa e os fiscais voltam para uma nova verificação. Após a aprovação de todos esse check list o veículo recebe o selo de vistoria que deve ser afixado no parabrisa na parte superior.

Os usuários do transporte coletivo também podem auxiliar o Foztrans na verificação da qualidade do serviço e dos ônibus disponibilizados para atender as linhas e itinerários. Caso o passageiros verifique que algum desses itens não está sendo cumprido é possível comunicar o Instituto de Transporte e Trânsito pelos telefones 2105-9601 ou 2105-9875. É necessário informar o número do ônibus, para que a denúncia possa ser verificada.

AMN

Sair da versão mobile