O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Foz do Iguaçu confirmou que o morcego encontrado por um morador em uma praça da Vila A, estava com o vírus do raiva. O animal foi enviado para Curitiba para ser examinado há duas semanas. Agentes do CCZ bloquearam o local para evitar que pessoas ou animais possam ser contaminados.
A médica veterinária do CCZ, Luciana Chiyo, informou que a população encontra morcegos normalmente na cidade inteira, o que não significa que estão com raiva. “Quando são encontrados caídos a gente encaminha ao CCZ para o teste de raiva, que é um doença grave que pode levar animais e humanos à morte”, disse.
Luciana explica que os agentes de endemias tem preocupação com os morcegos que estão caídos, vivos ou mortos, que pode ser um sinal de contaminação com a doença. “O morcego que voa é normal e encontrado durante todo o ano. Caso um seja encontrado caído, a orientação é colocar um balde encima e chamar o CCZ e nunca tocar”, disse a veterinária.
A vacinação antirrábica para cães e gatos acontece durante todo o ano. O dono precisa levar o animal até a sede do CCZ, no Av. Maceió, 1511 – Jardim Ipe III.