Messi, Neymar ou Cristiano Ronaldo? Apenas um deles será agraciado com o prêmio mais cobiçado da Bola de Ouro da Fifa: o de melhor jogador do mundo em 2015. A resposta sobre quem levou a melhor será dada hoje, às 15h30 (de Brasília), em cerimônia que acontece em Zurique, na Suíça.
O grande favorito é o camisa 10 do Barcelona. Afinal, o hermano, que já faturou o prêmio em quatro oportunidades, foi decisivo para os cinco títulos conquistados pelo clube catalão em 2015. Mesmo com lesões (ficou dois meses parado no fim do ano passado) segue como protagonista e responsável por gols e lances geniais.
– Messi procura se superar no dia a dia. Isso vai de encontro com a personalidade do melhor jogador mundial, que é único – afirmou o treinador Luis Enrique, após a goleada sobre o Granada por 4 a 0, onde o argentino marcou três vezes.
A imprensa do exterior aponta que Messi receberá a premiação pela quinta vez (veja mais na página ao lado). E não só ela. Diversos jogadores, em atividade ou não, são unânimes em apontar que o atacante levou a melhor sobre os concorrentes durante o processo de escolha.
– Seria injusto Messi não levar o prêmio. O melhor de tudo é que ele segue evoluindo, agora é mais completo – afirmou o ex-jogador Puyol.
No entanto, nem só de coisas positivas viveu a temporada de Messi. A mesma análise pode ser no outro prisma sobre os concorrentes. Afinal de contas, Neymar e Cristiano Ronaldo tiveram desempenhos individuais muito destacados.
O brasileiro também foi artilheiro da Liga dos Campeões juntamente com Messi e CR7. Além disso, assumiu de vez o papel de protagonista no Barcelona, sobretudo quando o hermano se machucou em setembro. As grandes atuações e golaços, como no triunfo sobre o Villarreal, fazem o capitão da Seleção sonhar em quebrar um “jejum”: desde Kaká, em 2007, que a Bola de Ouro não “ganha” as cores verde e amarela.
O português passou uma temporada em branco pelo Real Madrid no que diz respeito a títulos. Mas os números individuais mostram que Cristiano Ronaldo tentou colocar de lado a crise no clube merengue e buscar sua manutenção do posto, levando sua quarta Bola de Ouro na carreira.
Entre favoritos e apostas, só saberemos mesmo quem levou a melhor no anúncio oficial. Até lá, os concorrentes seguirão sonhando.
GOL MAIS BONITO
Outro brasileiro, além de Neymar, estará em Zurique. O atacante Wendell Lira, 27, concorrerá contra Messi e o italiano Alessandro Florenzi, da Roma, pelo gol mais bonito da temporada 2015. Como a votação é aberta ao público no site da Fifa, há possibilidade de Lira vencer com o gol que fez atuando pelo Goianésia, de Goiás, contra o Atlético – GO, em março de 2015, no Goiano.
Entre as mulheres, concorrem ao prêmio de melhor jogadora de 2015 a americana Carli Lloyd, a japonesa Aya Miyama e a alemã Celia Sasic.
Entre os técnicos disputam Guardiola (Bayern de Munique), Luis Henrique (Barcelona) e Jorge Sampaoli (seleção chilena).
Confira abaixo os vencedores do prêmio de Melhor do Mundo:
1991- Lothar Matthäus
1992- Marco van Basten
1993- Roberto Baggio
1994 – Romário
1995 – George Weah
1996 – Ronaldo
1997 – Ronaldo
1998 – Zinédine Zidane
1999 – Rivaldo
2000 – Zinédine Zidane
2001 – Figo
2002 – Ronaldo
2003 – Zinédine Zidane
2004 – Ronaldinho Gaúcho
2005 -Ronaldinho Gaúcho
2006 – Cannavaro
2007 – Kaká
2008 – Cristiano Ronaldo
2009 – Messi
2010 – Messi
2011 – Messi
2012 – Messi
2013 – Cristiano Ronaldo
2014 – Cristiano Ronaldo
Fonte: Lance!Net e Folha de São Paulo