O Parque Nacional do Iguaçu completa 77 anos de criação neste domingo (10), uma semana depois de bater o número recorde de 1.642.093 visitantes de 172 países, no ano de 2015. Também foi anunciado pela direção do Parque, o término da obra da ciclotrilha, uma ciclovia de 10 quilômetros ligando a entrada do Parque até as Cataratas. A obra foi iniciada em 2014 e devido a problemas não pode ser concluída, o que deve acontecer este ano.
O Parque Nacional do Iguaçu é o segundo parque mais visitado do Brasil, ficando atrás apenas do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, onde fica a estátua do Cristo Redentor. O número de visitantes em 2015, foi 6% maior que no ano anterior.
Considerado o maior e mais importante parque da Bacia da Prata, o Parque Nacional do Iguaçu foi o primeiro no Brasil a receber um Plano de Manejo, por abrigar um importante patrimônio genético de espécies animais e vegetais, algumas ameaçadas de extinção. No final de 2007, pela quarta vez, o Parque registrou mais de um milhão de visitantes no ano.
História
No ano de 1542, o espanhol Alvar Nuñez, nomeado Governador do Paraguai, seguia viagem rumo à cidade de Assunção, quando se deparou com a grandiosidade das Cataratas do Iguaçu. Ele foi o primeiro europeu a conhecer a região, onde na época viviam apenas os índios tupi-guaranis. Foi no ano de 1876, o engenheiro André Rebouças faz a primeira proposta ao Imperador D. Pedro II sobre a criação do Parque Nacional. Em 1916, Santos Dumont, ao conhecer as Cataratas do Rio Iguaçu, ficou tão impressionado com a sua beleza que pressionou com o seu prestígio o então governador do Paraná, Afonso Camargo, para que ali fosse criado um Parque Nacional. O local que era então propriedade particular, é declarado local de interesse público. Em 1930, foi ampliada a área desapropriada em 1916, para criar o Parque Nacional do Iguaçu.