O Hospital Municipal de Foz do Iguaçu realiza nessa primeira semana do ano de 2016, um mutirão de cirurgias ortopédicas.
Segundo a integrante da Comissão Administrativa do Hospital Municipal, Patrícia Foster, o objetivo da ação é atender os pacientes que não puderam realizar as cirurgias no período compreendido entre a segunda quinzena de dezembro e o feriado de Ano Novo. Serão realizadas aproximadamente 60 cirurgias. “Durante esse período, estávamos sem um aparelho essencial do centro cirúrgico denominado Arco Cirúrgico ou Arco em C. Esse equipamento permite a produção de imagens em tempo real, e traz mais segurança ao profissional médico”.
Apartir da próxima segunda-feira (11) serão retomadas as cirurgias eletivas, em todas as especialidades. “Por meio de uma decisão do prefeito Reni Pereira, e da Comissão Administrativa, com aval da Secretaria Municipal de Saúde, contamos no momento, com dois aparelhos Arco em C; ou seja, estamos com duas salas de cirurgia prontas para realização desses procedimentos.”
Na segunda-feira (4), a 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu, sinalizou à Comissão, de que o estado poderá disponibilizar um novo aparelho Arco Cirúrgico à unidade hospitalar.
A Secretaria da Saúde do município é a responsável por viabilizar esses procedimentos, ressaltando que as cirurgias eletivas são aquelas que não se revestem das características de urgência ou emergência, quando o paciente não está sob-risco de vida imediato ou sofrimento intenso, podendo ser efetuada em data posterior.