Faltando menos de um mês para o inicio do Campeonato Paranaense todas as equipes já possuem seus técnico definidos e os preparativos retomam nesta semana. Entre novas e conhecidos, os 12 técnicos já tem boas passagens pelo futebol.
Cristóvão Borges, Gilson Kleina, Charles Gbeke, Ivan Carlos Alves, Ary Marques, Claudio Tencati, Edson Borges, Picoli, Reginaldo Vital, Claudinei Oliveira, Allan Aal e Rodrigo Cascca, são os técnicos que iniciam a competição no próximo dia 30.
Atlético-PR
O Furacão manteve o técnico Cristóvão Borges que chegou ao clube no início de Outubro, de lá para cá comandou o time em onze jogos com 4 vitórias, 4 empates e três derrotas. “Para mim, 2015 foi um ano bastante enriquecedor”, avaliou Borges. “Foi um ano de muitas dificuldades. Fui bastante testado. Tive alguns trabalhos difíceis, mas que para mim serviram para uma constatação em relação à minha capacidade profissional.” pontuou o técnico.
Coritiba
O Coxa aposta na contratação de Gilson Kleina que dirigiu o Avaí no último Campeonato Brasileiro. Curitibano, Kleina volta a comandar um time paranaense. Ele já dirigiu o Paraná Clube, Iraty e Cianorte. Também trabalhou como auxiliar técnico no Coritiba em 1999. “Eu estou muito feliz e lisonjeado pelo convite do Coritiba. Eu escutei muitas ideias e propostas para 2016, junto ao presidente e sua diretoria. A minha contribuição é pela trajetória que eu tenho com esse clube.” falou o comandante.
FC Cascavel
Charles Gbeke, nasceu em Costa do Marfim mas conheceu o mundo através do futebol. Como jogador defendeu times na França, Canadá, Estados Unidos, Brasil e China. Em 2010, o atleta decidiu pendurar as chuteiras. A pedido de sua esposa, natural de Laranjeiras do Sul, veio morar no Paraná, onde fundou naquele município um projeto social para ministrar aulas gratuitas de futebol para crianças. Depois o projeto também contou com uma sede em Cascavel e passou a integrar a comissão técnica do FCC, também dirigiu a equipe Sub19.
Foz
O Azulão da Fronteira optou em manter o técnico Ivan Carlos Alves que assumiu a equipe na Série D do Campeonato Brasileiro no ano passado. Ivan já fazia parte da comissão técnica do time e era técnico nas categorias de base. “Fui torcedor, atleta e agora treinador do Foz do Iguaçu, já tive outras passagens pelo clube, mas é a primeira vez que assumo um trabalho desde o início. Poderei montar o meu trabalho e apresentar os projetos que tenho para a equipe da nossa cidade. Não faltará empenho, dedicação e trabalho.” disse o técnico.
J.Malucelli
Ary Marques terá nova oportunidade de levar o Jotinha ao título estadual, no ano passado o clube foi eliminado pelo Foz do Iguaçu nas quartas-de-final. O time fez 13 jogos e teve oito vitórias, dois empates e apenas três derrotas.
Londrina
Recordista nacionalmente em um mesmo clube, Claudio Tencati irá comandar o Tubarão na competição estadual, na Copa do Brasil e na Série B do Brasileirão. O acesso conquistado em 2015 é combustível para levar o Alviceleste ainda mais longe. Em abril o técnico pode chegar ao quinto ano dirigindo o clube, sob seu comando são 158 jogos com 80 vitórias, 42 empates e 34 derrotas.
Maringá
A campanha dirigindo o Foz do Iguaçu quando levou o time da fronteira a semifinal credencia o técnico Edson Borges. Contratado para dirigir a Zebra, o técnico chegou em novembro e já começou a auxiliar na montagem do elenco. Ele vem com o assistente técnico Zé Carlos tentando repetir a dobradinha. Seu último time foi o Juventus de Jaraguá.
Operário
O Campeão Paranaense aposta em Antonio Picoli para dirigir o time após a saída de Itamar Schulle. Ex-zagueiro do Coxa, Picoli tem experiência no futebol do Rio Grande do Sul onde dirigiu o Caxias e ACP 04/01 – ACP já está se movimentando para segundona 2016 Juventude. Também comandou a Ferroviária. Ele se destacou no Juventude nas temporadas de 2011/12. Sob seu comando, o time de Caxias do Sul alcançou o título de Campeão do Interior, sendo o 3º colocado no Campeonato Gaúcho; a melhor campanha na primeira fase da série D do Campeonato Brasileiro em 2011.
Paraná Clube
Claudinei Oliveira retorna ao Paraná Clube após deixar o time para dirigir o rival Atlético-PR em setembro de 2014. Ele dirigiu o Tricolor em 22 jogos e teve aproveitamento de 42%. O técnico ainda passou pelo Vitória da Bahia, Santos e Goiás.
PSTC
Revelado pelo PSTC em 1995 como jogador, Reginaldo Vital agora inicia a carreira de técnico da melhor forma: campeão da Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense e com o acesso à elite do estadual. Será o grande desafio do novo técnico que esta no primeiro clube da carreira aos 39 anos.
Rio Branco
Allan Aal será o técnico do Leão da Estradinha na competição, ele ajudou a salvar o time do rebaixamento em 2015 quando assumiu o time no torneio da morte. Ele também dirigiu o time em 2012, antes de ser contratado pelo Coritiba para comandar times nas categorias de base. “Agradeço a confiança da diretoria do Rio Branco, que mais uma vez aposta em meu trabalho. Vamos iniciar um projeto para montar este time para a disputa do Campeonato Paranaense, e esperamos poder dar alegrias ao torcedor”, disse o comandante.
Toledo
Rodrigo Cascca já dirigiu o Cianorte, Operário, Campo Mourão, Iraty, Gremio Metropolitano (Maringá FC), Francisco Beltrão. Foi vice-campeão paranaense sub20 com o Engenheiro Beltrão. Conquistou o Acesso com o Toledo e irá dirigir o time pelo segundo ano. “Primeiro um perfil de bons homens e não quero jogadores simplesmente para conhecer a cidade e tem que respeitar a história do Toledo. A mescla de juventude e experiência tem tudo para dar certo”, disse na apresentação da equipe.
Na primeira rodada o Coritiba recebe o FC Cascavel, o Operário recebe o Atlético-PR, Maringá e Rio Branco se enfrentam em Maringá, o Londrina encara o PSTC, o Toledo enfrenta o Foz e o Paraná Clube recebe o J.Malucelli.
Fonte: futebolparanaense.net