O Complexo Turístico Itaipu (CTI) foi o único vencedor do Brasil na categoria Pesquisa, Tecnologia e Inovação da 12ª edição do Prêmio de Excelência e Inovação do Turismo. A premiação, concedida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), é a mais importante do planeta no setor. A entrega acontecerá no dia 20 de janeiro, durante a Feira Internacional de Turismo de Madri, na Espanha.
O reconhecimento ocorreu pela atuação do CTI como promotor do desenvolvimento territorial. Antes da cerimônia, no dia 18, o case de Itaipu será apresentado no fórum dos vencedores do prêmio, também em Madri.
“Estamos honrados com esse reconhecimento da OMT. Saber que somos uma referência internacional em turismo nos enche de orgulho e nos motiva a continuar trabalhando para melhorar ainda mais o Complexo Turístico Itaipu. Dedicamos esse prêmio a todos os colaboradores e parceiros do CTI”, disse Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional.
Sustentabilidade regional
O CTI foi recomendado ao prêmio pelo ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, e pelo presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, que reconheceram a contribuição das ações do turismo Itaipu para o desenvolvimento sustentável da região.
O fato de ser administrada por uma fundação e de a receita captada ficar na sua região pesaram na escolha, assim como a geração de 250 empregos e a qualidade dos serviços oferecidos aos visitantes. Outro ponto decisivo foi o investimento do recurso excedente da operação em um fundo tecnológico de fomento da educação, ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI).
“O gerenciamento e operação do Complexo Turístico Itaipu mostra como atrativos turísticos podem transformar o território no qual ele está inserido”, afirmou o ministro. Em 2007, o Ministério do Turismo do Brasil também conquistou a premiação, na categoria Governo – Inovação em Turismo.
Hoje, o turismo Itaipu oferece oito atrativos e suas ações estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estabelecidos pela ONU. A promoção da cultura e da educação, com acesso livre da comunidade local em parte dos atrativos, a Estação Ciência e visitas guiadas ao Polo Astronômico são algumas das iniciativas listadas à OMT.
O prêmio
Há 15 anos, os Prêmios da OMT celebram a excelência e a inovação no setor do turismo, reconhecendo líderes excepcionais nas categorias de Criação e Difusão do Conhecimento e “Conjunto da Obra”, além de projetos de destaque nas categorias de Políticas Públicas e Governança, Pesquisa e Tecnologia, Empresas e Organizações Não-governamentais.
Desde a sua criação, em 2003, o Prêmio da OMT reconheceu mais de setenta instituições por suas iniciativas de turismo inovadoras. As contribuições dos premiados estão alinhadas com as políticas, prioridades e programas de trabalho da OMT, incluindo o Código Global de Ética para o Turismo.
“Para nós, receber este prêmio de maior representatividade no turismo mundial, com inscrições de iniciativas de todos os continentes, confirma que nosso trabalho está sendo bem feito”, disse Jurema Fernandes, gerente-geral do CTI.