O governador Beto Richa (PSDB) autorizou na quarta-feira, 16, o repasse de R$ 7 milhões ao Hospital Municipal Padre Germano Lauck, de Foz do Iguaçu. A informação foi confirmada pela deputada estadual Claudia Pereira (PSC). “Estávamos trabalhando pela autorização na Secretaria de Saúde para o município receber um valor possível. Agradeço ao governador Beto Richa e ao secretário Michele Caputo que, mais uma vez, atenderam Foz do Iguaçu”, disse Claudia Pereira. “Com este recurso o município poderá dar sequência nos trabalhos do Hospital Municipal”, reforçou.
Os recursos vão permitir à prefeitura regularizar o pagamento dos servidores e fornecedores da unidade de saúde. De acordo com Claudia Pereira, a autorização de Beto Richa é resultado da declaração da situação de emergência enviada pelo município e reconhecida pelo Governo do Estado no início do mês.
“É também o reconhecimento do município de falar a verdade e demonstrar que estava numa situação difícil. Foz, por ser gestão plena, tem por obrigação de manter os atendimentos, sozinha”, ressaltou. A deputada destacou ainda que o município, por ser em região de fronteira, vive uma situação atípica. “Mas não podemos colocar a população em prejuízo. O prefeito Reni Pereira teve o desprendimento de chegar e mostrar que o município está numa situação de emergência”, completou Claudia.
O hospital de Foz do Iguaçu, que foi criado para ser “municipal”, é de fato “regional” destacou Reni ao pedir o reconhecimento da situação de emergência ao secretário estadual de Saúde, Michele Caputo. Boa parte dos atendimentos na unidade de saúde é de moradores de municípios da região, brasileiros que moram no Paraguai e Argentina e estrangeiros que acabam necessitando dos serviços.