Empresários do Departamento de Alto Paraná, no Paraguai, se reuniram na terça-feira (16) com representantes do governo nacional, para exigir a execução de um plano de controle ao contrabando que entra no país. Eduardo Felippo, representante da União industrial do Paraguai (UIP), ressaltou que o país é um paraíso industrial, mas espera um plano que fortaleça a luta contra produtos ilegais.
A reunião aconteceu durante a inauguração da sede da UIP e do Centro de Capacitação, instalado no complexo da Zona Franca Global, no Km 11,5 de Cidade do Leste. Os empresários do setor comercial e industrial, dizem que o contrabando cauda prejuízos às empresas legais. Felippo informou que o pedido de fiscalização já foi feito e é urgente a implantação de mecanismos de controle mas eficazes nas aduanas paraguaias, combatendo o contrabando, falsificação e fraudes aduaneiras.
“O contrabando deixará de ser atrativo, uma vez que os países arrumem seu cambio, assim nós vamos crescer. O escritório em Cidade do Leste permitirá uma participação mais efetiva de todo o desenvolviemnto que existe na região”, disse o representante da União industrial do Paraguai, salientando que o ano de 2015 foi importante para o setor industrial e esperam que 2016 seja ainda melhor.
Fonte: Diario Vanguardia