Por assessoria
POLOIGUASSU conta com sua ajuda para continuar a desenvolver um importante projeto de formação de jovens para o turismo e áreas afins
Reconhecido na região trinacional como uma das iniciativas mais importantes na formação e encaminhamento de jovens ao mercado do turismo, o Trilha Jovem Iguassu conta com a ajuda da comunidade para dar prosseguimento ao projeto. Uma das formas de colaborar é destinando o Imposto de Renda ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Para destinar é muito simples, basta acessar o site do Funcriança (www.pmfi.pr.gov.br/funcrianca) e seguir o passo a passo. Ao direcionar a doação, é só escolher o Instituto Polo Internacional Iguassu. Pessoas físicas que declaram Imposto de Renda pelo formulário completo podem repassar no máximo 6% do valor devido até o último dia útil de dezembro. Já as pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real podem destinar, também até o último dia útil deste mês, 1% do IR devido.
Vale a pena ressaltar que, além de não ter nenhum custo para as pessoas físicas e jurídicas, é possível escolher para qual entidade seu imposto será destinado. É possível incluir na declaração do Imposto de Renda o valor doado, que será abatido do total a pagar, respeitando-se o limite legal. Mesmo que o declarante não tenha imposto a pagar ou restituir, pode fazer o repasse em qualquer momento do ano. Em caso de dúvida, procure seu contador e peça para ele orientá-lo nesse processo.
O Funcriança é um fundo público com CNPJ específico, criado por lei, composto pela destinação de parte do Imposto de Renda devido por pessoas físicas ou jurídicas, além de doações voluntárias e de recursos públicos. Para captar recursos desse fundo, as entidades devidamente cadastradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) podem apresentar projetos de reconhecido impacto social.
O Instituto Polo Internacional Iguassu (POLOIGUASSU) foi aprovado novamente neste ano, por meio do Trilha Jovem Iguassu, a captar recursos para 2016. De acordo com a coordenadora-geral do projeto, Patrícia Menezes Dutra, a colaboração das empresas e comunidade por meio da destinação do IR é fundamental.
“É uma maneira das empresas e pessoas físicas participarem e contribuírem com o desenvolvimento de ações de responsabilidade social, possibilitando a execução de projetos que atendam as crianças e adolescentes da cidade de Foz do Iguaçu”, afirmou.
Conheça o Trilha
O Trilha Jovem Iguassu é um projeto de turismo e inclusão social executado pelo POLOIGUASSU desde 2006. Em 2016 completará a marca de mil jovens formados e tem conquistado um índice de permanência deles no mercado de cerca de 50%.
A iniciativa é sinônimo de credibilidade entre os empresários e representantes do trade e possui como principais parceiros a Itaipu Binacional, FPTI e CVC. É o maior projeto social de turismo de Foz do Iguaçu, apoiado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu (Codefoz) e por vários parceiros ligados ao setor turístico.