Nos próximos dias deverá ser assinado o contrato com a nova empresa vencedora da licitação, implantação e manutenção do serviço de parquímetros em Foz. Após a assinatura, o consórcio formado pela empresa Lapaza Empreendimentos, de Ibiporã, e Moving Tech Mídia Eletrônica de Foz do Iguaçu, terá o prazo de dois meses para que iniciem a retirada dos atuais parquímetros e façam a instalação dos novos.
Além disso, o consórcio será responsável pela revitalização da sinalização com a numeração das vagas. O contrato terá uma duração de 60 meses.
Além da instalação dos novos parquímetros, manutenção e suporte, caberá também à vencedora, o treinamento e capacitação técnica do pessoal do Foztrans, as orientadoras do estacionamento rotativo. São 63 servidoras que estão aptas a fazer a fiscalização e notificação dos motoristas que excedem as duas horas de estacionamento, ou que não pagam pelo uso da vaga do Estarfi.
Atualmente, o estacionamento rotativo disponibiliza 2.500 vagas distribuídas pelas ruas e avenidas da área central e na Vila Portes. Cada equipamento faz o controle simultâneo de até dez vagas.
Os pontos de instalação dos parquímetros têm como critério as áreas próximas a lojas comerciais e com grande movimento de pessoas. O tempo máximo de ocupação de cada vaga é de duas horas.
O valor por hora é de R$ 1,50. A exemplo do equipamento utilizado atualmente, os novos parquímetros seguirão permitindo o uso dos bottons, uma espécie de chaveiro magnético que é carregado com créditos. Também é possível fazer o pagamento fracionado do estacionamento com moedas.
Já o valor da notificação é de R$ 9 e deve ser quitada num prazo de uma semana. Caso contrário a notificação é convertida em multa e soma pontos na carteira de habilitação do dono do veículo.