O Detran do Paraná (Departamento de Trânsito) promoveu na quinta-feira (3) um curso técnico sobre práticas administrativas e controle nos Centros de Formação de Condutores para servidores do Departamentos de Trânsito de todo Brasil, durante o Congresso Brasileiro da Associação Nacional dos Detrans, que acontece em Foz do Iguaçu.
“Um dos grandes desafios que os Detrans enfrentam é o controle dos profissionais, atividades e alunos dentro dos Centros de Formação de Condutores. Dessa forma, queremos capacitar os profissionais com conhecimentos teóricos e práticos com o propósito de oferecer ideias e recursos que os aprimorem a atividade profissional”, explica o presidente da Associação Nacional dos Detrans e diretor-geral do Detran Paraná, Marcos Traad.
De acordo com o coordenador da Controladoria Regional de Trânsito, Herivelto do Carmo, o Departamento paranaense hoje possui um sistema informatizado que permite muito mais do que o controle de frequência dos alunos dentro das instituições credenciadas.
“Temos um sistema completo de coleta de informações e gerenciamento das atividades de formação de condutores, das empresas, de seus profissionais, estrutura física, veículos, equipamentos e de aulas, que nos permite um controle, também do registro e emissão de documentos. Queremos compartilhar esta experiência para os demais interessados”, conta Carmo. O curso tem duração de três horas e utiliza ferramentas de audiovisual, exposições e relatos para trazer novos conhecimentos para reflexões estudos e desenvolvimentos dos profissionais nas respectivas áreas de atuação.
“Os resultados que obtivemos podem contribuir para que outros Detrans busquem formas de controle que lhes atendam, dentro de suas necessidades e especificidades. Esperamos que todos façam o uso das experiências que temos, inclusive das lições aprendidas no processo de desenvolvimento e implantação para aprimorar novas metodologias e instrumentos de trabalho que facilitarão suas atividades”, destaca a chefe da Divisão de Registro e Controle do Detran/PR, Michele Silvério.
O proprietário e diretor de ensino do Centro de Formação de Condutores, Rildo Nascimento, de Apucarana, conta que o curso aprimorou os conhecimentos. “Os palestrantes explanaram o conteúdo com muita eficiência e clareza, muitas informações são novas. Esta também foi uma oportunidade para apresentarmos as necessidades locais dos municípios que serão acatadas e colocadas em prática”.
HERIVELTO DO CARMO – Administrador de empresas, servidor do Detran Paraná desde 1977, ocupou chefias de Recursos Humanos, Coordenadoria de Habilitação, atuou como ouvidor do órgão, coordenador de Atendimento aos Usuários. Pela segunda vez, ocupa a função de chefe da Controladoria Regional de Trânsito, atuou como Examinador e como professor de cursos de Formação de Examinadores, Instrutores de Diretores de Centro de Formação de Condutores.
MICHELE SILVÉRIO – Graduada em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas do Paraná – Facet/PR. Pós-graduada em Gestão Estratégica e de Negócios pela Faculdade Santa Cruz – Inove/PR.
Tem cursos na área de Trânsito (Instrutor de Trânsito, diretor de Ensino e diretor-geral). Instrutora do Curso de Reciclagem para Condutores Infratores no Detran/PR. Atua na área de trânsito há quase 20 anos.
AEN