Por motivos de segurança, o presidente da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, Fernando Duso, pediu que a segurança seja reforçada durante a sessão desta terça-feira (1), quando deve ser colocado em segunda votação o projeto que pretende aumentar o número de vereadores na cidade, de 15 para 19.
Com a mobilização de toda a sociedade, um grande número de pessoas devem comparecer ao plenário da Câmara, para acompanhar a votação. O local tem espaço para 120 pessoas sentadas. De acordo com Duso, medidas de segurança serão tomadas para garantir a integridade da população. “Todo cidadão que quiser fazer presente é sempre bem vindo, o que não pode é tumultuar a sessão. Eu como presidente tenho a obrigação de oferecer segurança”, ressaltou o presidente.
Em entrevista nesta manhã, Fernando Duso não deu certeza se o projeto será colocado em votação durante a sessão. Duso informou que os vereadores se reuniram por duas vezes na segunda-feira (30), por mais de seis horas. Os representantes discutiram a repercussão do projeto na sociedade e os efeitos que podem trazer para o Legislativo.
Duso informou que mais uma reunião deve acontecer nesta manhã e até o meio já deve ter uma posição final sobre a votação do projeto. O início da sessão está marcada para às 16h.
Primeira Votação
O projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município, de autoria do Vereador Dilto Vitorassi (PV), entrou em votação na sessão do último dia 17 de novembro. O plenário ficou lotado. Os vereadores realizaram a votação de forma eletrônica e aprovaram o projeto em 1ª discussão. Foram 11 votos a favor e três contrários.
Votaram a favor os vereadores: Dilto Vitorassi – Hermógenes de Oliveira – Beni Rodrigues – Rudinei de Moura – Marino Garcia – Zé Carlos – Fernando Duso – Paulo Rocha – Darci DRM – Edílio DallÁgnol e Coquinho.
Votaram contra o projeto os vereadores : Luiz Queiroga – Gessani da Silva – Anice Gazzaoui
O vereador Nilton Bobato estava viajando e não votou.