O taekwondo foi responsável pela conquista de nove medalhas na fase final da divisão A dos 58º Jogos Abertos do Paraná (JAPs), colaborando com a pontuação de Foz do Iguaçu na classificação geral da competição estadual. Os atletas da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), que foram comandados pelo técnico Emídio “Pit Bull” Silveira, conquistaram duas medalhas de ouro, duas de prata e cinco de bronze, encerrando o evento com o quarto lugar no naipe masculino e a quinta posição no naipe feminino. Considerando-se todas as modalidades disputadas, a delegação de Foz do Iguaçu ficou em terceiro lugar, atrás apenas de Cascavel e Maringá.
As duas medalhas de ouro vieram com Hussein Tarabain (kiorugui – faixa preta, acima de 80 kg) e Thiago Moser (kiorugui – faixa azul escuro, acima de 80 kg). As duas medalhas de prata foram conquistadas por Raquel Buch (poomse – azul claro e kiorugui – azul escuro até 57 kg). Das cinco medalhas de bronze, duas foram alcançadas pela atleta Heloisy Brandt (poomse – faixa preta e kiorugui – roxa/preta até 49 kg). As outras três vieram com Edina Silveira (kiorugui – roxa/preta acima de 67 kg), Jhonatan Lima (kiorugui – preta até 80 kg) e Alan Lima (kiorugui – azul escuro até 58 kg).
De acordo com “Pit Bull”, a participação de Foz do Iguaçu foi dentro das projeções iniciais, apresentando evolução em relação ao ano passado. “Estamos crescendo e esperamos melhorar ainda mais em 2016. Temos projetos sociais sendo desenvolvidos no município e a tendência é um aumento de praticantes e a revelação de novos talentos. Agradeço o apoio da SMEL e da Associação Iguaçuense de Taekwondo e o empenho de todos os nossos atletas que foram até Francisco Beltrão com o intuito de confirmar o nome de Foz entre os melhores da modalidade”, resumiu o treinador.
PMFI