Na noite de terça-feira, 24, representando o prefeito de Foz do Iguaçu, o Procurador do Município, Elizeu Luciano de Almeida, esteve na Assembleia Legislativa do Paraná onde participo da cerimônia do III Prêmio Gestor Público do Estado, promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Paraná (SINDAFEP).
O prêmio selecionou projetos inovadores de municípios paranaenses que foram reconhecidos pelas boas práticas e melhoria na qualidade de vida das populações em que estão inseridos. Este ano o tema do Prêmio foi “Meio ambiente: não temos tempo. O futuro é agora”.
De todo estado, 65 municípios participaram e 138 projetos foram inscritos. Destes, 33 municípios foram selecionados e 43 projetos receberam premiação. Foz do Iguaçu enviou cinco projetos de secretarias diferentes: um da Educação, um da secretaria de Meio Ambiente, um da Agricultura, da Assistência Social e um projeto do Foztrans.
Projetos premiados de Foz do Iguaçu
Dos cinco, dois projetos de Foz do Iguaçu foram premiados: Um por Certificado de Reconhecimento, o Papedh, Programa de Atendimento Pedagógico Domiciliar e Hospitalar, da secretaria da Educação, que atende nas residências e nos hospitais, alunos da rede municipal que não podem frequentar as aulas nas escolas.
Outro projeto premiado foi por Menção Honrosa, do Patronato Penitenciário Municipal de Foz do Iguaçu, que acolhe pessoas que cumprem regime semiaberto do sistema prisional, trabalha com a reinserção delas na sociedade e ainda, presta assistência às famílias dos assistidos.
Atualmente o Patronato atende 5.090 assistidos, 1.700 prestam serviços à comunidade cumprindo de 05 à 30 horas de trabalhos semanais.
Além do tema principal, entretanto, os gestores dos municípios também puderam inscrever projetos em qualquer área das funções de governo previstas na Portaria 42/99, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, como agricultura, assistência social, administração, cultura, educação, saúde, segurança pública, entre outros. O SINDAFEP também destinou prêmios especiais para reconhecer projetos desenvolvidos nas áreas de administração tributária e tecnologia da informação.