Foz do Iguaçu sediará, de 28 de novembro a 1 de dezembro, a quinta edição do Seminário Nacional do Desporto Escolar. O evento é uma iniciativa da Confederação Brasileira de Desporto Escolar e conta com o apoio da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo do Paraná. O palco será o Recanto Cataratas Resort, na Avenida Costa e Silva, 3.500, Centro.
“Estamos contentes em receber um evento deste porte que discutirá, principalmente, o esporte dentro da escola, onde está a matéria-prima para o futuro do desporto brasileiro”, diz o secretário do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício.
A cerimônia de abertura será no sábado (28), às 19h30. Profissionais ligados ao Desporto Escolar Brasileiro terão a oportunidade de se atualizar, conhecer exemplos de sucesso, trocar experiências e debater estratégias para o desenvolvimento do setor.
O encontro deverá reunir cerca de 350 gestores, presidentes das federações escolares, professores de Educação Física, dirigentes, secretários de Esporte e Educação de todos os Estados e do Distrito Federal e representantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Ministério do Esporte.
Com programação aberta ao público – exceto a técnica – os participantes poderão conhecer as atividades desenvolvidas pelo esporte educacional no País. O cronograma começará antes da solenidade de abertura, com exposição de ações, às 14h30 de sábado, com a participação de todas as federações estaduais do Desporto Escolar no Brasil.
“Reunimos um quadro qualificado de palestrantes que vão contribuir muito para o rumo que o esporte escolar vai tomar no Paraná e no Brasil”, disse o presidente da Federação Paranaense de Desporto Escolar, Clésio Prado.
Os Paradigmas da Educação Física Rumo a 2030, com o presidente do Conselho Regional de Educação Física do Paraná e membro do Conselho Nacional de Esporte (CNE), Antônio Carlos Branco, abre o ciclo de palestras do seminário, às 9h, de domingo (29).
Às 14h será da vez de Planejamento Pessoal: seu Desenvolvimento Influencia seu Negócio, ministrada por Rony Tschoeke, Wellness Coach e Geo da empresa Promove Saúde.
Em seguida, às 15h, o tema será Códigos Disciplinares de Justiça Desportiva e Justiça do Trabalho nas Ações para Jovens e Adolescentes, ministrada por dois palestrantes: o procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e presidente da Escola Nacional de Justiça Desportiva, Paulo Marcos Schmitt, e o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho do Estado do Paraná, Gláucio Araújo de Oliveira.
INTERNACIONAIS – Duas palestras internacionais sobre o esporte escolar também estão na programação de domingo (29).
A primeira, Desporto Escolar no Mundo, será feita às 10h30 pelo secretário geral da Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), Jan Coolen. A segunda, às 16h40, de tema O Esporte Escolar na Grécia terá como palestrante o vice-presidente da Federação Internacional e da Federação Grega do Desporto Escolar, Stelios Daskalakis.
A segunda-feira (30) reserva casos de sucesso, a partir de 9h, com as federações regionais de esporte escolar. Na ocasião, os participantes poderão conhecer a trajetória do campeão olímpico, Emanuel Rego. O jogador com mais títulos do vôlei de praia mundial, participa do evento e contará, às 11h, sua história de vida e os desafios que encontrou no decorrer da carreira.
PROGRAMAÇÃO TÉCNICA – Ações Estratégicas para o Desenvolvimento do Esporte Escolar do Brasil encerra o calendário do evento. O debate, a partir de 15h de terça-feira (1), é exclusivo para representantes do COB, CBDE e federações do desporto escolar.
As inscrições devem ser feitas pelo site da CBDE: www.cbde.org.br
AEN