A briga pelo título geral da fase final dos 58º Jogos Abertos do Paraná (JAPs), divisão A, em Francisco Beltrão, começa a esquentar. Das 20 modalidades em disputa, sete já conhecem seus medalhistas: atletismo, judô, karatê, natação, rugby, ginástica rítmica e vôlei de praia. Os resultados parciais, concluídos com os resultados de GR e vôlei de praia nessa terça-feira, 23, colocam Cascavel à frente da pontuação geral por equipe, na briga pelo título da competição, com 207 pontos, seguido por Maringá (195) e Foz do Iguaçu (156). Os Jogos Abertos seguem até dia 29 de novembro.
Cerca de 4 mil participantes de mais de 60 municípios do Paraná participam desta edição dos JAPs, que são considerados o maior evento esportivo de rendimento do estado. “Muitos atletas que competem nos jogos abertos fazem parte da elite do nosso esporte paranaense. O incentivo é essencial para o desenvolvimento dos atletas. O Governador Beto Richa sabe da importância do investimento nessa área. Tanto que neste ano foram oferecidas 1600 bolsas a atletas e técnicos por meio do programa Talento Olímpico do Paraná. Em Beltrão, 95 destes bolsistas estão na disputa por bons resultados, inclusive com chances em outras competições nacionais”, diz o secretário de Estado do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício.
Ciclismo
Foz do Iguaçu conquistou seis medalhas nas modalidades de Ciclismo. Na prova Estrada em Circuito, naipe masculino, o pódio foi ocupado apenas por iguaçuenses, medalha de ouro para Marcelo Augusto Gomes Dill, Prata para Thiago Rodrigues da Silva, e bronze para Marcos Aurélio dos Santos. Na prova Contra o Relógio, Sidinei Rodrigues da Silva, e Marcelo Augusto Gomes Dill, ficaram com as medalhas de Prata e Bronze respectivamente. No Mountain Bike Cross Country, Leandro André Rambo conquistou a medalha de Bronze.
Resultados das coletivas
Nas coletivas, o rugby foi o primeiro a conhecer seus campeões. O título no masculino foi para Cascavel ao vencer São José dos Pinhais na decisão por 46 a 5, enquanto no feminino quem levou a melhor foi a equipe de Toledo, que venceu Maringá por 32 a 5 na final. No Vôlei de Praia, o lugar mais alto do pódio do feminino ficou com a dupla de Apucarana, Nádia e Paula. No masculino, a medalha dourada foi para a dupla Arthur e Eduardo, de Maringá.
Logo mais
Ainda faltam 13 modalidades (badminton, basquetebol, bocha, bolão, ciclismo, futebol, futsal, handebol, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol e xadrez) para conhecer seus respectivos campeões e somar no quadro de pontuação geral por equipe.
As próximas modalidades a entrar em cena são: o bolão, na quinta-feira, 26. Tênis e bocha vêm na sequência, com início programado para sexta, 27. As últimas duas modalidades a estrearem são badminton e taekwondo, no sábado, 28.
Assessoria