O prefeito Reni Pereira informaram que o município irá requisitar os serviços oferecidos pelo Hospital Municipal Germano Lauck, para poder receber repasse financeiro do governo do Estado. Na última semana, médicos anunciaram que entrariam em greve se não recebessem. Os profissionais estão com quatro meses de salários atrasados.
“Temos uma situação que já se arrasta desde uma portaria do Ministério da Saúde, que diminuiu unilateralmente um valor considerável, represando o problema e esse ano acabou se agravando ainda mais com alguns repasses que não vieram, como os royalties e outros”, disse Reni Pereira.
De acordo com o prefeito, a requisição é uma questão administrativa para o repasse de verbas e não altera o funcionamento do Hospital Municipal. “A prefeitura terá que fazer um decreto assumindo esses serviços para que o Estado repasse esses recursos”, explicou Reni.
Em outubro deste ano, a Secretaria Estadual de Saúde repassou R$ 2 milhões e anunciou outro repasse de R$ 14 milhões, em duas vezes, que deveria ter acontecido até o dia 15 de novembro. Com a intervenção anunciada da prefeitura, o dinheiro deverá ser liberado ainda nesta semana. A intervenção tem duração de seis meses.