Terminou nesta quinta-feira (19) em Foz do Iguaçu, as ações do mês de novembro em memória das vítimas de acidentes trânsito. A programação teve início no dia 11 de novembro, com realização de uma missa e uma audiência pública na Câmara de Vereadores durante a semana onde foram apresentados os índices da violência no trânsito em 2015.
Nesta manhã, membros da campanha, como estudantes, policiais militares e guardas municipais, realizaram uma blitz educativa na Avenida Costa e Silvas, em frente à sede da Guarda Municipal. Motoristas foram parados e receberam panfletos educativos e orientações de trânsito.
No dia 14, foram plantadas mudas de árvores no campo do amor eterno, em frente à sede da Guarda Municipal. O plantio das mudas foi para representar as mortes das pessoas que foram vítimas da violência no trânsito.
A Câmara Técnica de Trânsito e o Conselho Municipal de Trânsito e Comissão Intersetorial de Trânsito estão juntos no desenvolvimento das atividades e cumprindo com todo o cronograma das ações de trânsito em Foz do Iguaçu no mês de novembro. A importância é discutir, avaliar e conscientizar toda a população e, principalmente os motoristas a respeitarem leis de trânsito, para que seja possível diminuir índices de violência, e mortes causadas no trânsito.
O Gabinete de Gestão Integrada Municipal, GGIM, através da Câmara Técnica de Trânsito vem realizando constantes reuniões com autoridades e representantes da sociedade civil, para discutir a realidade dos acidentes e o desenvolvimento de atividades e projetos que visem a a conscientização do motorista no trânsito.
O Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito é comemorado no terceiro domingo de novembro. Instituído pela Organização das Nações Unidas – ONU, a data tem como meta diminuir em 50% o número de mortes no trânsito, entre 2011 a 2020.