O Campeonato Sul-Americano de Badminton 2015 está confirmado para Foz do Iguaçu. A competição será disputada no Ginásio Costa Cavalcanti, no período de 6 a 13 de dezembro, e reunirá representantes do Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, Colômbia e Suriname. O evento será organizado pela Confederação Sul-Americana de Badminton (Consubad), Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) e a Badminton Federação Paranaense (BFP), com apoio do Shopping Bonita Kim e da Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL).
A ratificação veio após uma reunião na manhã desta segunda-feira (16), que contou com a presença do secretário de Esporte de Foz, Anderson de Andrade, do presidente da CBBd, Francisco Ferraz de Carvalho, e do coordenador da modalidade em Foz, Elizeu Paulo Machado. A competição seria realizada em Guayaquil, no Equador, mas teve que mudar de local após a desistência equatoriana. A expectativa dos organizadores é de que mais de 300 atletas participem do campeonato em Foz.
O Sul-Americano terá disputas nas categorias Jovens (atletas que se mantenham abaixo dos 19 anos de idade durante o ano em que ocorre a competição) e Adultos (atletas acima de 19 anos), nas modalidades Simples Masculina (SM), Simples Feminina (SF), Duplas (Masculina, Feminina e Mista), além das disputas por Equipes (Principal e Junior) e Individual. Na competição entre Jovens, participam atletas das categorias Sub 11, Sub 13, Sub 15, Sub 17 e Sub 19.
Para o secretário de Esporte, Anderson de Andrade, Foz do Iguaçu já provou que pode receber importantes campeonatos da modalidade. “Nossa cidade sediou eventos como o Circuito Paranaense, Mercosul Open Seniors e o Mercosul Badminton Challenge e está preparada para receber mais essa competição. Estamos consolidando o badminton no município, temos núcleos esportivos funcionando em três locais e reunindo mais de 300 participantes com apenas quatro meses de atividades”, ressaltou o secretário.
Assessoria