A partida entre Brasil e Argentina, que ocorreria na quinta-feira, foi transferida para esta sexta (13) por conta da forte chuva que atingiu Buenos Aires. Dentro de campo, as circunstâncias dificilmente poderiam ser melhores para o Brasil. No clássico, o técnico Dunga contará com a volta de Neymar, que vive uma das melhores fases da sua carreira. Além disso, os adversários não terão o craque Messi, lesionado. Como se não bastasse, os donos da casa vivem um momento de intensa instabilidade.
Apesar deste cenário, o técnico Dunga descarta qualquer tipo de favoritismo. “Na teoria, o melhor é enfrentar um adversário com dificuldades. Mas eles podem atuar de uma forma mais coletiva e gerar problemas”, afirmou o comandante brasileiro, prevendo uma Argentina menos individualista e mais aguerrida, com a ausência de seu principal jogador.
A escalação brasileira é um mistério, pois os treinamentos na preparação em São Paulo ocorreram com portões fechados. Em tese, há dúvidas no gol, na lateral-direita e no ataque.
O goleiro do Internacional, Alisson, é o mais cotado para ser titular, pois foi quem atuou na vitória sobre a Venezuela. No entanto, a maior experiência em um clássico como este pode pesar em favor dos concorrentes Cássio e Jefferson. Na lateral-direita, Danilo está de volta e disputa posição com Daniel Alves.
No ataque, a tendência é que Neymar seja o homem mais avançado, jogando à frente do trio Willian, Douglas Costa e Oscar. No entanto, o experiente Ricardo Oliveira é a opção caso Dunga prefira um homem de referência.
O provável Brasil tem: Alisson; Danilo (Daniel Alves), Miranda, David Luiz e Filipe Luís; Luiz Gustavo e Elias; Willian, Oscar e Douglas Costa; Neymar.
Já a Argentina sofre com os desfalques. Além de Messi, os atacantes Aguero e Tevez, e os defensores Zabaleta e Garay estão fora por lesão. O técnico Gerardo Martino deve montar um time mais defensivo, com três volantes de marcação: Mascherano, Biglia e Banega.
O provável time argentino tem: Romero; Roncaglia, Otamendi, Funes Mori e Rojo; Mascherano, Biglia e Banega; Di Maria, Lavezzi e Higuaín.
Argentina e Brasil se enfrentam nesta sexta às 22h (horário de Brasília), no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. A Rádio Cultura, em parceria com a rádio Gaúcha transmite a partida, com narração de Pedro Ernesto Denardin.
Rádio Gaúcha (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)