Cerca de 200 pesquisadores nacionais e internacionais participarão, entre os dias 9 e 13 de novembro, em Foz do Iguaçu, do 2º Simpósio da Comissão de Pesquisas Espaciais (COSPAR). O órgão é ligado à Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como missão integrar os países na exploração e utilização do espaço para fins pacíficos. No Brasil, o evento é organizado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE).
A programação principal do evento científico será realizada no Hotel Golden Park International Foz (antigo Golden Tulip), mas algumas atividades serão promovidas em outros locais. No Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, instalado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), professores do evento “Training Teachers” poderão conhecer a inédita sessão “H20” do planetário – criada pelo bolsista Ronaldo Lang – e participar de uma oficina sobre a construção de um espectroscópio.
De acordo com Janer Vilaça, coordenador do Polo Astronômico, a participação no simpósio é pertinente e ainda contribui para o cumprimento das metas do Polo. “Entre os objetivos do evento está trazer a Astronomia para um nível de entendimento da comunidade, tanto local quanto, em especial, dos professores, o que também faz parte de nossa missão. Queremos que as grandes descobertas cheguem às salas de aula mais rápido e ajudem a ampliar e difundir uma cultura científica na região”, explicou.
Programação
No 2º Simpósio COSPAR – “Água e Vida no Universo”, os pesquisadores devem discutir temas como astronomia espacial; monitoramento da água da terra por satélites artificiais; o papel da água desde o solo até a alta atmosfera; planetas extrassolares e a habitabilidade ao redor de outras estrelas; entre outros.
A abertura do evento será na segunda-feira (09), às 8h30. No primeiro dia, às 11 horas, será realizada uma mesa redonda com lideres de agências espaciais do Brasil (AEB), da Europa (ESA), dos Estados Unidos (NASA), do Japão (JAXA), da China (NSSC), da Argentina (CONAE), da França (CNES) e da Itália (ISA).
Durante a programação, as crianças poderão participar de um Concurso de Desenhos relacionados aos assuntos discutidos durante o evento (“A Relação entre Água e Vida”, “Missões espaciais que procuram água e vida fora da Terra”, “A descoberta de novos planetas” e “Existe vida fora da terra?”). Os melhores desenhos serão escolhidos pelos cientistas e a divulgação dos vencedores deve ocorrer durante a cerimônia de encerramento do simpósio.
Assessoria PTI