Com investimentos na ordem de R$ 2 bilhões, o Novo Plano Nacional de Controle de Velocidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), contará com cerca de 3.500 equipamentos e 7 mil faixas monitoradas. Para falar sobre o assunto o Revista Brasil entrevistou o diretor de Infraestrutura Rodoviária do DNIT, Luiz Antônio Ehret Garcia.
Ele explica que hoje o DNIT já tem mais de 3.500 equipamentos de controle de velocidade instalados nas rodovias federais, mas que essa foi uma contratação feita há cerca de cinco atrás. “Nós precisamos por força da lei, fazer uma nova licitação”, diz o diretor.
Luiz Antônio Ehret Garcia ressalta que o novo plano irá incrementar e incorporar novas tecnologias, frutos dos avanços dos equipamentos. “Uma série de detalhes técnicos que vão contribuir para a redução do índice de acidentes nas rodovias federais”, avalia. Ele diz que a própria estatística divulgada pela Polícia Rodoviária Federal registrou que essa redução é significativa.
DNIT implementa em breve novo plano de controle de velocidade nas estradas
O diretor de infraestrutura do DNIT fala dos radares fixos, das barreiras eletrônicas, das qualidades da rodovia para receber estes equipamentos, dos prazos para implementação e de educação no trânsito.
Segundo Luiz Antônio o intuito do DNIT em instalar equipamento de controle de velocidade é reduzir a velocidade, porque a arrecadação não vem diretamente para o órgão, ela vai para o tesouro nacional: ” e também pagamos esses equipamentos não pelo número de multas que eles geram, mas uma mensalidade fixa que é paga para as empresas que alugam esses equipamentos para o DNIT”, esclarece.
“O nosso intuito não é arrecadar, o nosso intuito é que nós tenhamos uma arrecadação próxima de zero, pois se todos os motoristas trafegarem nos limites de velocidade, nós vamos diminuir significativamente o número de acidentes, e consequentemente de mortes,” conclui.
EBC