Nesta sexta-feira (06), em Santa Terezinha de Itaipu (PR), a PRF realizou a Operação Transporte Seguro, que objetiva a intensificação da fiscalização de veículos de transporte de passageiros. Mais de 60 veículos, principalmente os ônibus intermunicipais e os de empresas que transportam funcionários das industrias na região, foram fiscalizados. Cerca de 65 autos de infração foram confeccionados, tendo como causa principal a inexistência de equipamentos obrigatórios, como, por exemplo, o cinto de segurança. Além disso, 6 veículos (entre ônibus e caminhões), foram apreendidos e 25 CRLV (documento dos veículos) foram recolhidos.
No total, mais de 750 passageiros foram fiscalizados, sendo constatado que alguns destes tinham em suas bagagens cigarro contrabandeado ou eletrônicos. Dessa forma, os produtos foram encaminhados para a Receita Federal em Foz do Iguaçu.
Importante ressaltar que o cinto de segurança não é exigível, nos ônibus de linhas intermunicipais, para os passageiros, conforme legislação vigente. Dessa forma, evidentemente não foi cobrado cinto de segurança especificamente nesses coletivos.
Concomitantemente à ação em Santa Terezinha de Itaipu, foi realizada, em Foz do Iguaçu (PR), na BR 469, uma fiscalização de motocicletas, resultando na autuação e apreensão de 5 veículos, sendo que uma dessas motos tem registro brasileiro, porém apresentava placa paraguaia.