As ações contra a dengue continuam de forma intensificada na região sul da cidade, atingida pelo forte temporal do dia 07 de setembro. O Centro de Controle de Zoonoses – CCZ está realizando um trabalho de coleta de entulhos e de lonas que foram deixadas pelos moradores em frente às suas residências.
A ação contra dengue está focada no bairro Padre Monte, onde, até o momento, é a região com mais incidência da doença.
Para contribuir com a limpeza urbana e os serviços da diretoria que está recolhendo entulhos desde o dia 14 de setembro, o CCZ criou a estratégia de combate à dengue, intensificando o trabalho já realizando pelos agentes comunitários de saúde que vão de casa em casa orientar os moradores a não deixar água parada e na missão de identificar criadouros e possíveis locais de proliferação.
Duas equipes do Meio Ambiente estão ajudando o CCZ nesta ação. A secretaria cedeu dois caminhões e uma máquina para a coleta de grandes entulhos e de lonas. Todo esse material está sendo levado ao aterro sanitário e separado de forma correta pelos agentes da limpeza.
A intenção do CCZ é eliminar qualquer foco do Aedes Aegypti após o temporal de granizo, que deixou muitos bairros da região sul da cidade mais vulneráveis a formação de criadouros pela quantidade de materiais descartáveis expostos ao tempo e à chuva.
Fumacê
Diante da preocupação do Município em combater a dengue na cidade e, principalmente na região atingida pelo granizo, a secretaria da Saúde do Estado está colaborando com as ações do fumacê realizadas com dois carros cedidos pela Prefeitura Municipal e enviou, do Estado, mais um veículo.
São três carros fumacê, utilizados especialmente na região afetada, entre os horários das 6h ao meio-dia e das 17h às 23h, sofrendo mudanças conforme as condições climáticas.
O Centro de Zoonoses também direcionou agentes de endemias para verificar as condições de focos de dengue nas casas, para conversar com os moradores, tirar possíveis dúvidas e orientá-los quanto aos principais cuidados para controlar e combater a dengue. A ação será contínua, para que as equipes responsáveis consigam atender todos os bairros onde há maior incidência da doença.