Na sessão ordinária de quarta-feira, 04, o Requerimento do vereador Luiz Queiroga, do DEM, causou debate entre os vereadores. Queiroga solicita, ao Diretor Superintendente do FOZTRANS, informações sobre as substituições dos ônibus utilizados no transporte coletivo municipal, em virtude do tempo de uso, conforme consta no contrato de concessão. O aumento da passagem foi anunciado no último dia 1° de novembro.
Para o vereador Queiroga, o importante do debate é analisar a situação em que os usuários enfrentam ao usar o transporte coletivo em Foz. “Estamos falando de um serviço caro e má qualidade. É preciso resolver”, ressaltou o vereador.
O líder do Executivo na Câmara abordou alguns entraves contratuais para execução de melhorias no serviço público. “Uma lei de 1999 diz que se colocarem ar nos ônibus as empresas têm o direito de ter incentivo fiscal ou isenção de impostos. Foi um contrato que foi muito bem amarrado”, salientou Hermógenes de Oliveira (PMDB).
Para o vereador da bancada “Independente”, Dilto Vitorassi, do PV, o requerimento tem um valor social muito elevado, mas ele remete também a uma discussão. Sobre a mudança na frota de ônibus o vereador ressaltou que o problema contratual faz com o transporte coletivo ofereça um dos piores serviços prestados à população. Sobre o aumento da tarifa, para ele “o valor da passagem é uma prerrogativa do Executivo, não passa pelo Conselho de Trânsito”.
O requerimento foi aprovado e encaminhado à autoridade competente.