Foi realizada na manhã desta terça-feira, 3 de novembro, a 2ª. Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), atendendo à deliberação da 3ª Conferência Municipal de Cultura, realizada nos dias 16 e 17 de outubro. O encontro teve como pauta as estratégias para implementação das propostas que foram aprovadas durante a conferência. Também foi debatido o início do processo de eleição da mesa diretora do conselho, para o período de 2015-2016.
A conferência elegeu 25 entidades da sociedade civil, devendo-se agregar mais 25, com a participação dos órgãos governamentais. Os titulares e suplentes estão sendo indicados para a composição da nova gestão do conselho.
Comissões – Foram definidas composições de duas comissões: uma de análise e fiscalização de documentos e procedimentos informados pela Fundação Cultural a pedido do conselho. Também deverá ser apreciado o Plano de Ação Cultural Anual de 2015, para verificação das ações, eventos e projetos que foram executados e aqueles que não foram implementados, e se verificar o motivo pelo qual não foram realizados. “Com o resultado dessa análise, vamos acionar a administração e os demais órgãos de controle existentes, responsáveis por garantir o acesso à cultura pela população”, disse Paulo Bogler, presidente do CMPC.
Outra comissão formada foi para elaborar os procedimentos regimentais visando o processo de escolha da nova mesa diretora. “A partir do momento em que todas as entidades indicarem os seus representantes, já poderemos concluir esse processo, com a eleição prevista para acontecer ainda no mês de novembro”, afirmou Paulo Bogler. Ambas as comissões já agendaram encontros ainda esta semana, uma vez que deverão levar resultados para a próxima reunião ordinária do conselho, marcada para o dia 13 de novembro.
Outro assunto que foi amplamente discutido pelo conselho foi a efetivação do Fundo Municipal de Cultura, uma reivindicação antiga do meio cultural de Foz do Iguaçu e que havia sido anunciada para acontecer no dia 26 de outubro.
PMFI