Começou na manhã desta terça-feira (3) o cadastramento biométrico dos eleitores de Foz do Iguaçu. Como o Fórum espera atender os 190 mil eleitores do município, o atendimento foi reforçado. Estão disponíveis 37 guichês exclusivos para o cadastramento biométrico, atendendo de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h.
Já no primeiro dia, o prefeito Reni Pereira e a deputada Estadual Claudia Pereira, estiveram no Fórum Eleitoral de Foz para realizar o cadastramento biométrico. Com agendamento feito pela internet, o prefeito e a deputada não demoraram muito para o cadastro.
“Esperamos que com que este recadastramento podemos ter o real número de eleitores em Foz e quem sabe iniciar uma campanha para termos o 2º turno nas eleições em Foz”. Disse o prefeito acreditando que o resultado chegará a 200 mil eleitores. “Aqui em Foz temos muita lenda sobre eleitores paraguaios. Com esta ação poderemos saber o real número de eleitores, iguaçuenses”, finalizou.
Para a deputada Estadual Claudia Pereira, é importante que o cidadão iguaçuense tenha consciência da necessidade de fazer o recadastramento biométrico. “É um ato civismo. Estamos modernizando e isso ajudará na agilidade no processo da eleição. Assim, tudo poderá correr com tranquilidade e segurança ao eleitor no dia de votar”. Finalizar.
A modernização do voto também reflete na Câmara Municipal de Foz. O presidente do legislativo, Fernando Duso, também aproveitou o primeiro dia para se recadastrar. “A biometria vem para somar. Isso vai trazer mais segurança para que não aconteça mais fraude no processo eleitoral”, ressaltou Duso, finalizando que o avanço, a modernidade e a tecnologia têm sido grande aliado à “política limpa”.
O Juiz da 204ª Zona Eleitoral de Foz do Iguaçu, Dr. Geraldo Dutra de Andrade Neto, fez um levantamento sobre o primeiro dia de ação. Mesmo com chuva, o Fórum estava lotado. “É bom ressaltar o agendamento pela internet. Assim, o eleitor pode agilizar o atendimento e não enfrentar fila”. A primeira informação era que o Fórum atenderia com 75 guichês, mas não foi possível. “Estamos atendendo, inicialmente, com 37 guichês, mas o restante já está a caminho de Foz e passaremos atender com total de 75. O tempo médio é de 15 a 20 minutos.
Presidente do TRE-PR, Des. Jucimar Novochadlo, explicou que nas próximas semanas, com mais guichês, terão outros pontos para o recadastramento. Novochadlo ressaltou, ainda, a importância de realizar a biometria.
“Existe ainda certa insegurança em relação a identidade do eleitor e com essa ação vamos ter certeza de quem está votando. Além disso, está tramitando no Congresso Nacional, do TSE em parceria com o Governo da Republica, Projeto Registro Civil Nacional, que tem como objetivo direcionar ao eleitor um documento único para a eleição”. Explicou. As pessoas que querem transferir o título também podem comparecer no Fórum.
Para fazer o recadastro, é preciso apresentar o título de eleitor, documento de identidade original e um comprovante de residência recente, como água, luz ou telefone. O atendimento pode ser agendado pela internet, clique aqui.
Quem não realizar a biometria, não poderá votar nas próximas eleições.