Por assessoria
O 17º Campeonato Centro Sul Americano de Laser 4.7 encerrou ontem (30/10), no Iate Clube Veleiros do Sul (VDS), em Porto Alegre. Não houve a disputa das duas últimas regatas devido à falta de vento. O velejador do Iate Clube Lago de Itaipu (ICLI), Andrey Godoy, com 16 anos e um ano velejando na classe, que liderava com folga a competição, ficou com o título e conquistou o seu primeiro título internacional. A chegada dele neste sábado, às 17 horas, no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu será em clima de festa com a família, coordenadores e colegas do Projeto Velejar é Preciso do ICLI.
Foram realizadas 8 regatas, com ventos fracos, rondados e muita correnteza no rio Guaíba. Para alcançar o título, Andrey venceu 4 regatas e superou 39 adversários do Brasil, Peru, Uruguai, Argentina, Equador e Bermudas.
“Não esperava para agora essa vitória porque havia bons velejadores de diversos países. Comecei muito bem no campeonato, isso me deu confiança e consegui manter uma boa média nos resultados. Já penso no próximo Sul-americano em fevereiro, em Montevideo”, disse Godoy ao portal do VLS. Ele começou a velejar aos 9 anos na Optimist por influência do seu irmão Alan, que conquistou dois títulos no Sul-Americano e hoje é o coordenador técnico do Projeto Velejar é Preciso. “Quem sabe um dia realizo o meu sonho de representar o Brasil numa Olimpíada”, afirma Godoy.
Sérgio Mousquer, coordenador geral do Projeto Velejar é Preciso desenvolvido pelo ICLI desde 2001, destaca que esse título é um orgulho para o clube, Foz do Iguaçu e o Paraná. “Essa conquista é histórica. É motivo de comemoração e é resultado de projeto social que está consolidado, que vem dando certo e é referência no Brasil. É gratificante para o ICLI ver que o trabalho desenvolvido tem revelado novos talentos, além de mudar positivamente a história de muitas crianças”, explica Mousquer.
O coordenador técnico do Projeto Velejar é Preciso, Allan Godoy, que já foi campeão Sul-Americano na mesma classe, lembra da vontade de Andrey para velejar. “Com 6 anos o Andrei já queria participar das aulas de Optimist do projeto do ICLI. Eu pedia para que ele esperasse um pouco mais, para começar com 9 anos, mas ele insistia sem parar. Realmente, ele sabia o que queria, e está ai o resultado deste guerreiro. Muito orgulhoso de fazer parte deste time”, afirma Allan Godoy.
Andrey iniciou sua carreira no ICLI, em 2010, no projeto Velejar é Preciso. Integrante da seleção brasileira de Optimist em 2013 e 2014, este é o campeonato mais importante na carreira de Andrey Godoy, que já conquistou: 8 títulos paranaenses, Vice Campeão Brasileiro 2015, Vice Campeão do Ranking Nacional 2014, Vice Campeão da Copa da Juventude 2015 e finalista do Prêmio Orgulho Paranaense de 2012.
Além do apoio do ICLI, Andrey conta com o apoio de bolsa atleta da SMEL – Foz do Iguaçu e TOP 2016 – Governo do Paraná.
Confira o resultado completo no endereço:
http://vds.com.br/images/stories/Arquivos_PDF/2015/centrosullaser/Dia4_47.pdf
Legenda das fotos:
Andrey Godoy, do ICLI, conquistou no rio Guaíba o seu primeiro título internacional (Foto: Ricardo Pedebos/Veleiros do Sul)
Andrey Godoy veleja desde 2010 no Projeto Velejar é Preciso do ICLI (Foto: Ricardo Pedebos/Veleiros do Sul)
Atendimento à imprensa – Icli
Jornalista Sônia Cristina Poltronieri Mendonça
imprensa@icli.com.br | sonia@agencialeon.com.br
Tel.: (45) 3523-7504 – 9933-4433 | Brasil – Foz do Iguaçu (Paraná)