A abertura de novas unidades básicas de saúde nos últimos anos e falta de concurso público para profissionais da área de saúde, fez com que a Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu decidisse diminuir o horário de atendimento. As principais unidades continuarão trabalhando até às 19h e o Pronto Atendimento do Morumbi e UPA continuam atendendo às 24 horas.
Ouça a entrevista com o secretário, durante o Jornal da Cultura
O secretário de Saúde do Município, Gilber Ribeiro, disse que a falta de profissionais levou à prefeitura tomar essa medida, além da economia com energia elétrica de postos que hoje ficam abertos durante a tarde atendendo menos de 30% dos usuários que procuram as unidades. “Essa foi a maneira mais prática e objetiva de não penalizar a população, adequando os horários”, disse Ribeiro. O secretário ressaltou que dessa unidades que terão alteração de horário, oito já funcionam nesse sistema.
Com a manutenção das unidades até às 19h, o município precisa de duas equipes para trabalhar em dois turnos diários, ou pagar horas-extras. O alto custo e a folha de pagamento de funcionários públicos passando dos 50% do orçamento, limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, foram decisivas para a medida.