Na noite da última terça-feira, 26, nasceu no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, um filhote de Mutum-de-Alagoas, ave da família Cracidae encontrada originariamente na Mata Atlântica brasileira. Atualmente extinta da natureza, este foi o primeiro filhote no mundo a nascer em um zoológico.
O filhote nasceu após ajuda dos funcionários do Parque, já que estava bem fraco e não conseguia eclodir sozinho. Ele foi sendo liberado aos poucos, com a casca sendo aberta a cada hora. Segundo informações do Parque, o filhote amanheceu vivo, ativo e dando sinais de recuperação, e segue sendo monitorado pela equipe.
Até agora já foram postos 12 ovos por 3 casais da espécie, e 5 deles estão fecundados. Como o pássaro está extinto da natureza, cada filhote que nasce em cativeiro aumenta as chances de devolver a espécie ao seu habitat natural.
Confira a nota publicada pelo Parque das Aves no facebook:
Nasceu o primeiro filhote de mutum-de-alagoas!!!!
Ontem nós compartilhamos com vocês todo o processo de nascimento do nosso primeiro filhotinho de mutum-do-alagoas. Foi um processo difícil, tivemos que ajudar a nascer, pois ele estava fraco e não conseguia eclodir sozinho. Fomos liberando ele aos poucos, abrindo um pouco mais da casca a cada hora. Finalmente ontem a noite nós retiramos o filhote totalmente do ovo.
Ele tinha alguns problemas na absorção do saco vitelino e nasceu muito fraco. Não tínhamos certeza se sobreviveria.
Para nosso alívio e alegria, hoje ele está vivo, ativo e dando sinais de recuperação (olha só nas fotos a diferencia entre ontem e hoje). Ele está neste momento sendo monitorado de perto pela nossa equipe. Ainda não temos certeza se vai sobreviver, mas este guerreiro está lutando, e nós estamos na maior torcida (dancinhas ridículas de alegria e esperança por aqui).
Até agora, já foram postos 12 ovos, por 3 casais, e 5 deles estão fecundados.
Este é o primeiro filhotinho de mutum-de-alagoas a nascer em um zoológico no mundo! Pense numa equipe feliz e orgulhosa.
Como o mutum-de-alagoas está extinto na natureza, cada filhotinho que nasce em cativeiro aumenta as chances de realizar o sonho de devolver esta espécie para a natureza, e estamos orgulhosos de participar deste esforço de conservação.
Continuem na torcida por este filhotinho guerreiro!
Fotos: Parque das Aves