A assembleia está marcada para esta segunda-feira, 26, na qual a categoria vai avaliar as propostas apresentadas pela Fenaban. Entre elas: o índice de 10% valeria também para PLR e piso. Os 14% seriam para os vales refeição e alimentação. Prevê, ainda, entre 63% e 72% de anistia dos dias parados. As assembleias dos sindicatos serão na maioria no dia de hoje (26), no final da tarde.
Segundo nota divulgada pela categoria, “os banqueiros queriam impor um reajuste abaixo da inflação e a nossa luta fez com que o índice dobrasse, saindo de 5,5% para 10%”. A nota descreve, ainda, esta como uma das mais fortes greves da categoria bancária.
Caso a proposta seja aceita, a negociação garantiu que não haverá desconto dos dias e com anistia de 63% dos dias parados para quem faz jornada de seis horas e de 72% dos dias para quem faz oito horas. A compensação, seja para quem fez os 14 dias úteis de greve ou menos será de, no máximo, uma hora por dia, entre 4 ou 5 de novembro (quando o acordo, caso aprovado, será assinado) até 15 de dezembro. De acordo com a Fenaban, essa proposta só vale até as assembleias de segunda-feira 26.
A Fenaban apresentou um termo de entendimento a ser assinado entre os seis maiores bancos e o movimento sindical bancário com mesas específicas para tratar de ajustes na gestão das instituições de modo a reduzir as causas de adoecimento. As comissões de empresa acompanharão para garantir a melhoria das condições de trabalho.
Com esse índice, em 12 anos a categoria vai acumular 20,83% de ganho real nos salários e 42,3% nos pisos. Em função disso, os bancos tentaram impor perdas à categoria e foram derrotados pela forte mobilização dos trabalhadores. Os bancários que lutaram estão de parabéns. Todo o resultado veio da força da nossa luta, da nossa resistência e de nossa unidade nacional
Dias parados
Os bancos também tentaram fazer com que os trabalhadores pagassem ou compensassem todos os dias parados durante a greve. Os bancários não aceitaram e isso fez com que as negociações se arrastassem por toda a sexta. A rodada foi interrompida por volta de 23h30 e só no sábado à tarde os bancos cederam