Membros do Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu se reuniram na manhã de hoje (26) com o deputado Chico Brasileiro (PSD), presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, para definir propostas que serão encaminhadas à Lei Orçamentária Anual (LOA) 2016 e ao Plano Plurianual (PPA) 2016-2019. Uma audiência pública amanhã também debaterá o tema, em Curitiba. O prazo final para a apresentação de emendas ao orçamento é 4 de novembro.
“Queremos iniciar um amplo debate para que obras, produções culturais, resgate patrimonial, entre outros investimentos relativos ao turismo, sejam contemplados nas peças orçamentárias do governo do estado de forma perene para assegurar uma política para o setor”, explicou o deputado Chico Brasileiro (PSD).
Para o presidente do Comtur, Licério Santos, além do orçamento, “é fundamental cobrar um maior envolvimento do Estado na questão do Turismo”. “Existem questões pontuais que demandam uma participação política mais efetiva do governo”, afirmou.
Temas que envolvem o governo federal, como o Plano de Manejo do Parque Nacional do Iguaçu, a Legislação da ANTT e projetos estruturantes da cidade, como viadutos e a revitalização da Avenida das Cataratas, também estiveram em pauta.
Audiência Pública
A audiência pública, que acontece no Plenarinho da Assembleia, a partir das 10 horas, contará com a participação de autoridades públicas, lideranças empresariais e de categorias profissionais, estudiosos e demais interessados. O debate será iniciado com uma breve palestra técnica sobre as duas peças orçamentárias e o tratamento nelas recebido pelo turismo nos últimos anos.
Está é a terceira audiência pública da Comissão de Turismo neste ano, sendo a primeira em Curitiba. Em junho, em evento paralelo ao X Festival Internacional de Turismo das Cataratas, em Foz do Iguaçu, foram discutidos a integração dos estados do Codesul e o funcionamento dos fundos de Turismo. Em agosto, em Paranaguá, ocorreram debates sobre a valorização das atrações do litoral, a integração do porto às atividades turísticas e o resgate da malha ferroviária no roteiro turístico do estado.
A Comissão de Turismo, em ranking da Gazeta do Povo de julho passado, foi considerada o grupo de debates temáticos mais atuante na Assembleia no primeiro semestre de 2015. São membros da Comissão os deputados estaduais Anibelli Neto, Claudia Pereira, Marcio Pacheco, Maria Vitória e Tercílio Turini.
Assessoria