Nesta quinta-feira, 22, o governador Beto Richa reuniu-se em Paris com os diretores da NTL, empresa que desenha, fabrica e comercializa Veículos Leves sobre Pneus (VLP), além de operar uma linha de transporte público na capital francesa. O objetivo é buscar novas soluções para o transporte metropolitano dos municípios paranaenses.
O diretor-geral adjunto de Desenvolvimento e Estratégia, Philibert d’Hotelans, e o diretor de Desenvolvimento de Negócios da NTL, Olivier Brihaye, explicaram ao governador o funcionamento, os custos e a gestão do sistema VLP. Richa também conheceu os veículos e andou por toda a linha T6, operada pela NTL desde o ano passado. A linha tem 14 quilômetros, incluindo passagens subterrâneas, e conta com 21 estações.
São 28 VLPs operando na linha T6 – cada veículo tem capacidade para transportar 255 passageiros. Entre 82 mil e 120 mil passageiros utilizam, por dia, a linha operada pela NTL.
As informações obtidas durante a reunião com os executivos franceses, de acordo com o governador, podem trazer luz às discussões sobre transporte público no Paraná. “A concentração de pessoas nos grandes centros urbanos e nos seus entornos exige a intervenção do poder público e da iniciativa privada para oferecer uma melhor condição de vida para a população”, disse. Segundo ele, a busca por opções de transporte coletivo mais eficientes e que ofereçam o menor impacto possível ao meio ambiente é um dos pilares deste debate. “O modelo idealizado pela NTL e utilizado em Paris pode ser uma alternativa interessante para as cidades paranaense e, por isso, foi muito importante conhecê-lo e tê-lo visto em funcionamento”, afirmou Richa.
Por AEN