Os iguaçuenses viram o preço do gás de cozinha em botijões de 13 quilos disparar desde o início deste ano, saltando de R$ 39 em fevereiro para R$ 53 neste mês de outubro. O último reajuste foi em setembro, mas começou a ser sentido pelos consumidores residenciais nos últimos 15 dias, quando o estoque das distribuidoras foi reposto.
Mesmo o botijão ter alcançado 35,9% de reajuste apenas em 2015, a Petrobrás anunciou que não reajustava o preço do gás residencial desde dezembro de 2002.
Como economizar gás
1. Não use uma panela pequena na maior boca do fogão, tentando ganhar tempo. Boa parte do calor nem chega a alcançar o fundo da panela, pois é perdido para as laterais.
2. Tampe as panelas durante o cozimento. Assim você economiza duas vezes mais gás, sem contar que alguns tipos de alimento ficam mais saborosos quando cozidos com a tampa fechada.
3. Use a panela de pressão sempre que der. Ela cozinha mais rápido que as panelas comuns e utiliza menos gás.
4. Troque as panelas antigas que estão com a base amassada. Isso porque o apoio irregular não deixa a panela encostar totalmente na grade do fogão, demorando mais para cozinhar.
5. Baixe o fogo depois que a água ferver. Afinal, quando a água ferve, ela alcança uma temperatura que não aumenta mais. Então não faz diferença no tempo de cozimento se você mantiver a chama alta, média ou baixa.
6. Repare na cor da chama. A cor certa é azulada! Quando está amarela e mancha o fundo da panela, é sinal de que os queimadores do fogão estão desregulados. E, por isso, você está gastando mais gás.