O vertedouro de Itaipu, principal cartão-postal da usina hidrelétrica, deve abrir no sábado (17) e permanecer vertendo água por três ou quatro dias. A previsão é dos profissionais da Divisão de Programação e Estatística da Itaipu. De acordo com a área, o excesso de chuvas no Sul do País, causado pelo fenômeno meteorológico El Niño, elevou o nível do reservatório de Itaipu, o que deve levar ao vertimento.
“Nós temos o privilégio de sermos abastecidos pelas bacias hidrográficas do Sudeste e do Sul do País”, explica o superintendente de Operação, Celso Torino. “Rios grandes da Região Sul, como Tibagi, Ivaí e Piquiri, têm alimentado nosso reservatório.”
Segundo Torino, apesar de ser um espetáculo de encher os olhos, o vertimento é evitado a todo custo pela equipe da área Técnica. “Queremos aproveitar o máximo da água para transformar em megawatts-hora e armazenar o restante no reservatório. Neste caso, a fartura de água é tão grande que vamos verter”, disse.
A previsão de vertimento médio é de 2 mil metros cúbicos por segundo nos três primeiros dias. Nesta quinta-feira, a usina estava operando na cota 220.19 metros acima do nível do mar. No sábado, deve atingir os 220.30 e começar a verter, já que o reservatório está cheio. Itaipu está operando normal e atendendo toda a demanda de energia que o sistema pede. A última vez que Itaipu verteu foi em julho, por causa da cheia do Rio Paraná. O vertimento teve início no dia 11 e terminou no dia 27.
Mudança de horário
Além de se deslumbrar com a abertura do vertedouro, na Visita Panorâmica de Itaipu, os turistas podem, ainda, visitar o Polo Astronômico e fazer o passeio no Kattamaram, no lago de Itaipu. Mas fique atento: com a mudança do horário de verão neste domingo (18), o passeio do Kattamaram para ver o pôr do sol será às 19h do horário brasileiro de verão, e não mais às 17h.
Fonte: Itaipu Binacional