Uma equipe do Consulado Geral dos Estados Unidos da América, com sede em São Paulo, esteve com a vice-prefeita de Foz do Iguaçu, Ivone Barofaldi, na manhã desta quarta-feira (14), no gabinete da Prefeitura Municipal.
O Cônsul para assuntos políticos, Jesse Levinson, e a equipe de agentes e policiais do Consulado esteve acompanhada do diretor do departamento de inteligência do Paraná, Delegado Fábio Amaro, que intermediou o encontro, do tenente Lima da Polícia Militar do Estado que também faz parte do departamento integrado de inteligência e do diretor de assuntos internacionais, Mohamad Ibrahim Barakat.
A equipe do Consulado participou de uma reunião no gabinete onde discutiu o desenvolvimento da cidade, as relações de Mercosul, Brasil, Paraguai e Argentina, circulação livre entre os países vizinhos e a população flutuante de Foz do Iguaçu.
Após esse encontro, a vice-prefeita acompanhou o Cônsul e sua equipe até a sede da Guarda Municipal onde foram recebidos pelo chefe da Segurança Pública Municipal e coordenador da GM, secretário Cleumar Farias que apresentou todo esquema de segurança desenvolvido atualmente em Foz do Iguaçu. Foram apresentadas as armas utilizadas pelos guardas municipais em ações de patrulhamento e de repressão ao crime na cidade, a sala de monitoramento e central das 120 câmeras de segurança em funcionamento.
A intenção foi apresentar como é feito o sistema integrado das forças de segurança, com a união da GM, PM, PF, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Marinha, Exército, e outros órgãos e, sobretudo, mostrar a atuação forte da Guarda Municipal em Foz do Iguaçu, que diferentemente de outros municípios, por ser região fronteiriça, tem ação direta e integrada da GM.
O Delegado de Polícia Civil, Fabio Amaro destacou o centro de inteligência que será construído em terreno cedido pela Prefeitura Municipal atrás da GM, e adiantou que as tratativas estão bem avançadas. “Nosso encontro de hoje tem o objetivo de estreitar as relações do Brasil e da região de fronteira como Foz com o Consulado Americano. Assim como apresentar à eles nosso modelo de segurança atualmente adotado no Paraná e que vem dando certo, como em Foz do Iguaçu, que já reduziu significativamente os índices de homicídios, isso graças à este trabalho de prevenção e combate de todas as forças integradas e com a participação atuante da Guarda Municipal”, disse.
“É muito importante para Foz do Iguaçu ter uma base se segurança, melhorando ainda mais as atividades contra o contrabando, o crime organizado e colocando em prática o centro de inteligência que será modelo para o restante do país e para regiões de fronteira”, ressaltou o Delegado.
O secretário de Segurança informou que novas câmeras de segurança serão instaladas e que o processo depende do departamento de Compras da Prefeitura que está responsável pela licitação de mais 120 câmeras. “Precisamos blindar a fronteira. Iremos dobrar o número de câmeras vigilantes em toda cidade, trazendo mais avanços para o trabalho que realizamos aqui na central de monitoramento da Guarda”, revelou Cleomar.
Todas essas informações foram debatidas com a equipe do Consulado, que se mostrou muito interessada em conhecer mais sobre a cidade e levar como modelo e exemplo essas ações já aplicadas em Foz do Iguaçu.
Para a vice-prefeita é uma forma de mostrar Foz do Iguaçu para mundo, de trocar experiências, estreitar relações e trazer “mais investidores para o desenvolvimento socioeconômico do Município”.
Para o Cônsul, “regiões de fronteira sempre têm desafios, mas gostamos muito do modelo de segurança seguido em Foz do Iguaçu, certamente, dará certo em outros lugares”, salientou Levinson.
Esta foi a primeira vez que a equipe do Consulado dos Estados Unidos visitou Foz do Iguaçu. Eles permanecerão por mais quatro dias na cidade, visitando pontos turísticos.