Em funcionamento há três meses em Foz do Iguaçu, a escolinha de voleibol feminino está mobilizando dezenas de garotas com idade entre 11 e 14 anos. Os treinamentos acontecem no Ginásio Sebastião Flor, na Rua Barão do Rio Branco, às quintas-feiras, das 16 às 18h, e aos sábados, das 10 às 12h. A escolinha, que conta com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), tem como objetivo incentivar a prática do voleibol infantil aliando técnicas da modalidade a valores para a formação de futuras atletas. Os treinamentos são comandados pelo técnico Henrique Antônio Calza e pelo auxiliar Fabio Evandro dos Santos Pires.
De acordo com o treinador, as meninas estão sendo preparadas para as disputas do Festival de Vôlei, que acontecerá no mês de novembro, em Toledo. O torneio é chancelado pela Copa Integração, evento tradicional de vôlei na região que acontece anualmente há 18 temporadas. “Com apoio da SMEL, estamos formando uma nova geração de jogadoras. O futuro da modalidade em Foz do Iguaçu passa necessariamente pelas categorias de base. A ideia é revelar as atletas que, em breve, integrarão as seleções do município nas competições oficiais”, afirmou Calza.
Segundo o secretário de Esporte, Anderson de Andrade, as escolinhas têm papel fundamental na revelação de novas jogadoras. “Na equipe feminina adulta, que representa o município nos Jogos Abertos do Paraná, praticamente 80% das jogadoras foram formadas em escolinhas da cidade. De forma gratuita, estamos oferecendo oportunidade para as meninas que gostam de voleibol. Entendemos que o esporte é uma ferramenta para o desenvolvimento da cidadania e da integração entre as pessoas e isso pode ser constatado nesse trabalho”, acrescentou Andrade. Mais informações a respeito da escolinha de vôlei podem ser obtidas pelo telefone 9915-7951.
Assessoria