Alunos da Escola Municipal João Adão da Silva, na região de Três Lagoas, participaram nesta sexta-feira, de uma série de atividades teóricas, práticas e lúdicas. A meta foi levar aos estudantes informações, ideias e exemplos de hábitos saudáveis, passando pela alimentação, higiene, relacionamento com a família até as posturas sociais, como o comportamento no trânsito.
O Programa Saúde na Escola (PSE) foi apresentado em forma de circuito. Várias salas e espaços abrigaram as palestras e ações simultaneamente. “Enquanto uma turma assiste a uma peça de teatro sobre os malefícios do cigarro, outra estará acompanhando a palestra sobre violência envolvendo a infância”, explicou a coordenadora, Noemi Weiss.
Os estudantes, que tem idade entre 5 e 14 anos,tiveram altura e o peso verificados. A antropometria será feita por acadêmicos do curso de enfermagem da Uniamérica com a supervisão de profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMSA). Os dados vão fornecer subsídios sobre o índice de obesidade entre os alunos.
Nutricionistas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) falaram sobre alimentação saudável na infância e sobre os riscos do abuso de açúcar e gordura nas refeições. Já a equipe da Divisão de Odontologia, estará presente para falar sobre saúde bucal. O grupo deve usar linguagem lúdica para atrair a atenção das crianças e mostrar como se faz a prevenção de cáries.
Estão previstas três oficinas, sobre a cultura da paz, conhecimento do próprio corpo e violência, a última comandada pela delegada Mônica Ferracioli, do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (NUCRIA) para alunos dos 4º e 5º anos.
Os malefícios do tabaco também vão ganhar espaço na educação de hábitos saudáveis. Agentes comunitários de saúde vão utilizar o teatro como forma de levar informações às crianças. Educadoras ambientais também vão participar, falando sobre a posse responsável de animais de estimação, condenando os maus tratos e estimulando os cuidados e o carinho.
Já o programa Vida no Trânsito, da Secretaria Municipal da Saúde, e a Guarda Municipal demonstram como deve ser o comportamento nas ruas, seja como pedestre ou como motorista. A equipe vai utilizar uma ‘escolinha’ de trânsito, envolvendo os alunos numa grande brincadeira, mas que ensina como deve ser a postura do indivíduo frente à sociedade.
Desde 2013 a prefeitura vem desenvolvendo o programa nas escolas, unindo as secretarias de Educação e Saúde. As adesões já dobraram esse ano, com a participação de 13 colégios envolvendo mais de cinco mil alunos. “Só na Escola João Adão teremos o envolvimento de 600 crianças, além dos pais que foram convidados a participar”, disse Noemi.