A Secretaria Municipal da Saúde está promovendo uma série de ações voltada ao público feminino. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) terão programação do Outubro Rosa, incentivando a prevenção do câncer de colo de útero e de mama. Até o fim do mês, serão oferecidos 1,6 mil exames de mamografia.
A atenção à mulher começa já no sábado, 3, no Poliambulatório Nossa Senhora Aparecida, no Porto Meira. Será disponibilizado o método contraceptivo considerado mais seguro que os anticoncepcionais orais. Trata-se do Dispositivo Intrauterino (DIU), que chega a custa até R$ 700 em clínicas particulares. A colocação do DIU será feita em parceria com a Uniamérica, que administra o local.
Para ter acesso ao método contraceptivo, a mulher precisa apresentar um exame de sangue comprovando não estar grávida. “O DIU é um método seguro, que pode ser utilizado por até dez anos, mas se a mulher estiver grávida, ele pode provocar aborto”, explicou a enfermeira Luciana Winter, coordenadora do programa de Planejamento Familiar da prefeitura. O atendimento será feito das 8h às 12h.
PROGRAMAÇÃO NAS UBSs
Nas Unidades Básicas de Saúde, a programação do Outubro Rosa começa na próxima semana.
No Porto Belo, no Distrito Norte, haverá atividades voltadas à saúde da mulher de segunda-feira, 5, até a quarta-feira, 7. Os atendimentos especiais serão feitos das 14h30 às 21h. Serão intensificadas as orientações de prevenção do câncer de mama e colo de útero. As doenças cardiovasculares também serão abordadas, assim como a diabetes e a importância da prática de exercícios físicos e alimentação saudável.
Na sexta-feira, 9, a UBS Vila Yolanda vai receber as mulheres com café da manhã. Elas poderão agendar mamografias, fazer testes rápidos e assistir a palestras sobre qualidade de vida e alimentação saudável.