A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu coordenou na tarde dessa quarta-feira (30), mais um processo de captação de múltiplos órgãos.
Um gesto de amor e de profunda solidariedade que vale a vida de muitas outras na espera na fila de transplantes.
Esta foi a atitude do senhor Dioniz Dobrovosk e seus familiares, diante da perda do filho, de 25 anos, vítima de queda de plano elevado.
O doador teve morte encefálica confirmada na noite de ontem e foram captados os seguintes órgãos: coração para válvula, rins e córnea.
“Estamos lidando com a dor e não é fácil; é doloroso demais. Mas decidimos salvar vidas e isso certamente, nos trará um conforto ao nosso coração”, declara emocionado o pai.
Dobrovosk prossegue dizendo que é necessário conscientizar mais e mais a população, para esse gesto.
“O que eu gostaria é que o exemplo de nossa família hoje, em dizer sim, pudesse estimular outras famílias a também aceitarem, tornando a espera por um órgão menos longa e dolorosa”, finaliza.
Para o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, Geraldo Biesek, a atuação da CIHDOTT, tem papel fundamental para a conscientização dos familiares no momento da autorização da doação de múltiplos órgãos.
“O comprometimento, a competência e entrega desses profissionais estão possibilitando a mudança de vida das pessoas que estão sendo beneficiadas pela doação”, pontua Biesek.