Os servidores do INSS aceitaram a proposta apresentada pelo governo e encerraram a greve que durou 80 dias. Mesmo com o fim da paralisação, o Sindicato dos Servidores do INSS em Foz do Iguaçu informou que o atendimento ao público será retomado a partir de quinta-feira (1°).
No entanto, o fim da paralisação dos servidores não deve diminuir a espera de quem procura o órgão para buscar benefício social. Paulo Boghler, presidente do Sindicato em Foz, lembrou que os peritos pertencem a uma outra classe, que continua em greve por tempo indeterminado.
Boghler ainda ressaltou problemas específicos da unidade em Foz do Iguaçu. O prédio do órgão apresenta problemas estruturais, que comprometem o trabalho e atendimento à população. A Defesa Civil deu um prazo para que uma solução seja apresentada, que vence em 90 dias.
O INSS emitiu nota:
“Com a apresentação das propostas do governo às reivindicações dos servidores da Carreira do Seguro Social e a previsão da assinatura do Termo de Acordo entre as entidades sindicais e o governo na próxima semana, o INSS espera (e está envidando todos os esforços para tal) que o atendimento à população seja normalizado nos próximos dias.
Para evitar maiores transtornos e deslocamentos desnecessários aos seus segurados, o Instituto orienta que, antes de procurar uma Agência, o cidadão entre em contato com a Central 135 para obter informações sobre a situação do atendimento e os serviços”disponíveis.