Passarela, calçamento, faixas elevadas, prolongamento da Avenida Paraná e instalação de radar. Essas foram as principais alternativas levantadas pela comunidade e pelas autoridades na audiência pública que discutiu a segurança do trânsito na Avenida Tancredo Neves com objetivo de reduzir o número de acidentes na região e melhorar o fluxo.
A discussão, proposta pelo Vereador Darci DRM (PTN), lotou o salão do CMEI Dom Olívio Fazza, no Jardim Porto Belo. Após longa discussão e propostas para melhorar o fluxo, o Vereador Darci DRM (PTN) destacou, na audiência pública da noite desta quarta-feira (23/09), que “vamos nos reunir (os vereadores presentes: Gessani da Silva- PP e Zé Carlos- PMN com o Diretor-Geral da Itaipu Jorge Samek) para discutirmos os questionamentos levantados aqui e buscarmos soluções concretas com relação às faixas elevadas, ciclovias, passarelas”.
Além disso, o proponente salientou que “tudo o que foi decidido e registrado na audiência pública será encaminhado ao Ministério Público Federal para tomada de providências. Outras questões, como a redução do limite de velocidade da Avenida, por exemplo, vamos encaminhar ao DNIT”, ressaltou o Vereador Darci DRM (PTN).
Os atropelamentos da via foram um dos principais problemas apontados. “Semana passada atropelaram quase uma família inteira. Para os idosos, é preciso fazer uma rampa. São famílias, crianças, temos creches, escolas. O pedestre também exagera às vezes, é preciso conscientização”, relatou o padre Ademar Lins, Pároco da Igreja Nossa Senhora da Luz.
“Eu moro no Jardim Itaipu e todos os dias vejo o trânsito na BR 60 (Avenida Tancredo Neves) e me deparo com várias irregularidades. Notamos que precisamos de redutor de velocidade, temos uma BR sinalizada para os veículos e não para os pedestres. Estamos perdendo vidas no bairro, duas pessoas foram mortas, atropeladas na faixa de pedestre. Nós não temos nenhuma passarela, estamos cansados de ver nossos moradores mortos”, destacou Genivaldo Norberto, Presidente da Associação de Moradores do Jardim Itaipu e Jardim Florença.
O representante do Foztrans, Marcelo Marta, lembrou que “estamos na semana do trânsito, mas devemos ser conscientes sempre. Estamos todos em parceria com a PRF, Itaipu e outros órgãos para esta finalidade”. No mesmo sentido, Gerson Vieira, Coordenador de Trânsito da Guarda Municipal afirmou que “realizamos ações preventivas para que as pessoas pratiquem ações conscientes. Estamos buscando soluções pontuais”.
Representando o Deputado Estadual, Chico Brasileiro, Zé Ruy Alexandre, abordou a preocupação com a responsabilidade de administração da Avenida. “Mais do que nosso patrimônio, estamos preocupados com as vidas que estão sendo ceifadas, seja por limite de velocidade ou pela distância do carro que está na frente. Temos como proposta que: ou se oficializa de fato a BR para que a PRF tome conta ou que se municipalize de vez. Sobre o limite de velocidade, concordo que seja fixado em 60 km/h”.
O Gerente da Divisão de infraestrutura e Itaipu (Empresa responsável pela Conservação e manutenção do sistema viário da Avenida Tancredo Neves, no trecho entre o viaduto e a barreira de controle da Usina), Valdecir Maria, declarou que “a Itaipu é parceira da comunidade e visa fazer um trabalho de melhoria no trânsito e nos acessos. As ações que estamos fazendo na Tancredo estão nos dando mais segurança. Nas lombadas já há uma redução para 60km. Alguns trechos já estamos fazendo uma intervenção maior”. O vereador Gessani da Silva (PP) explanou que “qualquer engenheiro de trânsito não faria um bom projeto sem ouvir o pouco do que já foi colocado aqui na audiência. Tem pessoas que conhecem a realidade há mais de 20 anos. Isso é um documento, cada fala, cada detalhe vai ser documentado. Temos um gestor também que passa todo dia por aqui, o Jorge Samek. Temos de priorizar essa Avenida. Isso é ser cidadão, é discutir e estar aqui”.
Estatísticas
O Delgado-Chefe da Polícia Rodoviária Federal, Luiz Antônio Gênova, Inspetor da PRF construiu sua fala a partir de alguns índices de atropelamentos. “A gente já vem estudando a mudança na região há algum tempo, prevendo algumas alterações. Temos dados estatísticos não só da região, mas em todo o município de Foz do Iguaçu. Sobre os atropelamentos em Foz do Iguaçu, tivemos 333, no ano de 2011; em 2012 tivemos 289; em 2013 foram 288; 2014 foram 286 e até o momento em 2015 tivemos 190 atropelamentos”.
A respeito da Avenida Tancredo Neves, o inspetor destacou que “a PRF é responsável pela manutenção da ferrovia”.
Propostas
Diante de inúmeras reivindicações da população que marcou massiva presença no evento, foram abordadas algumas propostas. O vereador Zé Carlos (PMN) destacou “Em 2012 estivemos na sede da PRF em Foz quando houve uma tragédia próxima aqui do Cmei Dom Olívio. Nossa proposta é que antes de tudo se coloque como prioridade a questão das pistas elevadas nos pontos onde acontecem mais atropelamentos, que se faça uma parceria com a GM para isso”.
Vitória Coronel, Coordenadora do Cmei Dom Olívio, destacou que “temos em torno de 350 crianças vindo diariamente para o CMEI. Gostaria de pedir mais segurança”. Manuel da Cruz, conhecido popularmente como “Café”, Presidente da associação de moradores do Jardim Califórnia II enfatizou outra necessidade da região. “Precisamos do retorno da Avenida Tancredo Neves para Rua Jorge Inácio Franco, precisamos de acesso para o pedestre passar”.
Danilo Vendrúsculo, representante do Codefoz disse: “Temos duas propostas, uma que é seja feito o retorno do posto do São João e outra é de aproveitar as oportunidades, o corredor turístico do Jardim Califórnia para que possamos gerar melhorias para nossa população. Temos no PPA recursos que podem ser ligados a essas questões. Em toda a extensão da Avenida Tancredo o ponto de maior congestionamento é aqui na frente do CMEI.
POR CMFI